Exercício sobre movimentos da Terra 8ºano com gabarito - EF08CI13


A Terra se movimenta. Um dos movimentos que ela realiza, o movimento A, leva cerca de um dia para se completar, enquanto outro, o movimento B, se completa em aproximadamente um ano.

a) Identifique os movimentos A e B.
b) Além do movimento B, qual outro fator influencia a ocorrência das estações do ano? Explique.

Objeto de conhecimento:
Sistema Sol, Terra e Lua

Habilidade:
(EF08CI13)
Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

Grade de correção


a) O estudante identificou corretamente que o movimento A é a rotação e o movimento B é a translação.
b) O estudante reconheceu que a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol é outro fator que influencia a ocorrência das estações do ano. Ele explicou que, por causa dessa inclinação, a incidência da luz solar nos dois hemisférios da Terra varia ao longo do ano conforme a Terra percorre sua trajetória ao redor do Sol (ou seja, realiza a translação).

X
a)
O estudante confundiu os movimentos A e B e os identificou, respectivamente, como translação e rotação, ou não os nomeou.
b) O estudante não identificou o outro fator que influencia a ocorrência das estações do ano, ou explicou, equivocadamente, que a variação de incidência solar na Terra ao longo do ano se deve a variações na distância entre esse astro e o Sol.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Os estudantes que erraram esta questão não identificaram a duração dos movimentos de rotação e translação da Terra e não reconheceram a inclinação do eixo de rotação da Terra como um fator que influencia a ocorrência das estações do ano. Para evidenciar esse efeito da inclinação do eixo de rotação da Terra em uma atividade complementar, o professor pode dividir a turma em grupos de cinco estudantes e entregar uma bola de isopor, um palito e uma lanterna para cada grupo. O palito deve transpassar a bola de isopor pelo seu diâmetro e representará o eixo da Terra. Os estudantes devem utilizar os materiais para representar os movimentos de rotação e translação, porém mantendo a esfera que representa a Terra sem inclinação, para que observem como seria a incidência de luz na Terra caso seu eixo não fosse inclinado e comparem com o que de fato ocorre, analisando, assim, o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra na ocorrência das estações do ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário