Exercício sobre rotação da Terra 8ºano com gabarito - Habilidade EF08CI13

 


Na representação acima, observa-se que é
a) primavera no hemisfério sul e verão no hemisfério norte, porque, devido à inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita, a incidência de luz no norte é maior e a temperatura tende a ser maior também.
b) verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte, porque, devido à inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita, a incidência de luz no sul é maior e a temperatura tende a ser maior também.
c) inverno no hemisfério sul e primavera no hemisfério norte, porque, devido à rotação da Terra, a incidência de luz é maior no norte e a temperatura tende a ser maior também.
d) verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte, porque, devido à inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita, a incidência de luz no sul é menor e a temperatura tende a ser menor.
e) inverno no hemisfério sul e verão no hemisfério norte, porque, devido à rotação da Terra, a incidência de luz é maior no norte e a temperatura tende a ser maior também.

Objeto de conhecimento:
Sistema Sol, Terra e Lua

Habilidade
(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

Justificativas

a) 
O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o esquema representa uma posição da Terra em relação ao Sol em que o hemisfério sul é atingido mais diretamente pelos raios solares e recebe mais luz e calor (neste caso, a temperatura tende a ser maior) do que o hemisfério norte, por isso é verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte.

b) 
O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu corretamente que o esquema representa uma posição da Terra em relação ao Sol em que o hemisfério sul é atingido mais diretamente pelos raios solares e recebe mais luz e calor (neste caso, a temperatura tende a ser maior) do que o hemisfério norte, por isso é verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte. (CORRETA)
c)
O estudante que selecionou esta alternativa não identificou corretamente as estações do ano representadas no esquema, além de não compreender que o fator que influencia o aquecimento desigual da superfície terrestre é a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita ao redor do Sol, e não as variações na distância entre Terra e Sol durante o movimento de rotação da Terra.

d)
O estudante que selecionou esta alternativa identificou corretamente as estações do ano representadas no esquema e compreendeu que o fator que influencia o aquecimento desigual da superfície terrestre é a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita ao redor do Sol; porém, ele interpretou, equivocadamente, que a incidência de luz e a temperatura serão menores no hemisfério sul.

e)
O estudante que selecionou esta alternativa não identificou corretamente as estações do ano representadas no esquema, além de não compreender que o movimento de rotação e as variações na distância entre Terra e Sol durante o movimento de translação da Terra não são fatores que influenciam o aquecimento desigual da superfície da Terra.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erraram esta questão não reconhecem o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol na ocorrência das estações do ano. Para reforçar os conceitos trabalhados, durante o verão ou o inverno no Brasil, o professor pode pedir que os estudantes, individualmente, escolham um país situado no hemisfério Norte e pesquisem sobre a estação do ano em que esse país se encontra no mesmo momento. Em seguida, os estudantes devem comparar as diferenças climáticas do país escolhido com o Brasil, explicando o fator que influencia essa diferença. Por fim, todos devem desenhar uma representação como a da questão, mostrando como está a incidência dos raios solares na Terra naquele momento.

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