Formação dos primeiros povos - 5ºano - Atividade em PDF - Habilidades: EF05HI01, EF05HI04, EF05HI05 (nômades)


ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR (versão do aluno)

Esta atividade aborda a divisão política do mundo atual, com seus países, povos e diferentes culturas, bem como as migrações pelo mundo e o encontro de culturas diversas, levando os alunos a partirem do momento presente para o estudo dos primeiros grupos humanos e da formação dos primeiros povos. Aborda, também, a origem do ser humano no continente africano, as migrações através dos tempos, culminando na ocupação de todos os continentes, bem como a prática do nomadismo. Assim, inicia-se o trabalho com as habilidades EF05HI01 e EF05HI04 da BNCC.

Orientações didáticas
Não há acordo entre os especialistas sobre o papel do território  para a constituição de uma nação  ou  de um povo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem 193 países no mundo. Alguns Estados não estão nessa lista, como Taiwan, cuja independência não é reconhecida pela China; o Vaticano e a Palestina, que, apesar de ficarem de fora do cadastro da ONU, são considerados “observadores permanentes” da entidade, status que dá direito a voto nas conferências da organização. Além disso, a ONU não contabiliza possessões e territórios. Leia mais sobre esse assunto em: <http://mundoestranho.abril.com.br/geografia/quantos-paises-existem-atualmente>. Dê exemplos aos alunos de outros países com diferentes povos e culturas: Índia, Rússia, Egito, entre outros. 

1. Leia o texto abaixo e responda às questões.

Os seres humanos vieram da África
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), há 193 países no mundo atualmente. Alguns desses países são muito grandes, como a Rússia, e outros são menores, como a Croácia. Em alguns países, a população fala muitas línguas, como ocorre no Níger. Em outros, há uma língua que predomina, como no Brasil.

Assim como os países, também são muitos os povos do mundo. Um povo  pode viver somente em um país ou espalhado pelo território de dois ou até  mais países, como os curdos, povo espalhado por Turquia, Irã, Iraque e Síria.

Na China, por exemplo, vivem vários povos, mas todos eles têm a nacionalidade chinesa. Muitas pessoas saem do país em que nasceram e  migram para outro. Nesse novo lugar geralmente conhecem uma nova cultura,  aprendem uma nova língua e  convivem com outro povo.  Elas também podem adquirir  a nacionalidade do novo país,  como muitos estrangeiros  que vieram morar no Brasil e que hoje possuem nacionalidade brasileira.

a) Podemos dizer que há somente um povo no Brasil? Por quê?
Não, pois moram no Brasil centenas de povos indígenas. Embora sejam de povos diferentes, também fazem parte da população do país e possuem a nacionalidade brasileira.

Explore a situação com os alunos. Muitos brasileiros são descendentes de imigrantes que se naturalizaram brasileiros. Trabalhe os diferentes sobrenomes “estrangeiros” de brasileiros, incluindo os de personalidades dos meios político, cultural, econômico e esportivo do país. Lembre os alunos dos 305 povos indígenas, segundo dados do Censo demográfico de 2010, que também fazem parte da população brasileira.

b) Você conhece alguém que deixou o Brasil para ir morar em outro país? 

Objetos de conhecimento
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

Habilidades BNCC
EF05HI04
Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

EF05HI05 Associar o conceito de cidadania à conquista de  direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.

Embora a divisão do mundo em países seja familiar para a maior parte das pessoas no planeta, é um acontecimento recente na história da humanidade. Por milhares de anos, os países não existiram. Especialistas afirmam que os primeiros seres humanos surgiram há cerca de 200 mil anos na África. Eles não tinham um território fixo e se mudavam constantemente, ou seja, eram nômades. Esses povos:

• viviam da caça, da pesca e da coleta de vegetais;

• partiam para novas terras em busca de alimentos ou de segurança quando eram ameaçados por outros grupos humanos;

• fabricavam instrumentos com materiais retirados da natureza e os usavam para caçar, preparar a comida, coletar produtos e lutar contra inimigos;

• moravam em cavernas ou em moradias feitas de peles, palha, madeiras, entre outros.

2. Responda:

a) Com a ajuda de seus colegas ou de sua família, pesquise sobre o modo de  vida de outros povos nômades da atualidade. Depois, registre aqui sobre suas principais descobertas.

b) Quais atividades realizadas pelos primeiros povos nômades ainda são feitas em nossos dias?
Todas as atividades feitas pelos primeiros povos nômades, como a fabricação de instrumentos, a caça, a pesca e a coleta, o uso do fogo, entre outras.

Essas práticas, ainda hoje realizadas, evidenciam a diversidade cultural dos grupos humanos e mostram como as atividades desenvolvidas pelos primeiros grupos são importantes para a vida humana até o presente.

Os primeiros grupos humanos nômades foram se espalhando da África para outras regiões do planeta. Acredita-se que esse processo começou 70 mil anos atrás e durou mais de 50 mil anos. Observe no mapa abaixo as migrações que eles fizeram para a Europa, a Ásia e a América.


Orientações didáticas
O conceito de nomadismo é muito importante. A permanência de um povo nômade em uma região está ligada à capacidade de extração de alimentos da natureza. Por isso, eles não se preocupam com a construção de habitações que durem muitos anos. Explique que a maior parte das pessoas no planeta não tem mais esse estilo de vida, mas que ainda há povos nômades como beduínos da África e do Oriente Médio, algumas sociedades indígenas da América (como os Awá-Guajá no noroeste do Maranhão), grupos de ciganos e os povos de Song-Kul na Quirguízia. Esses grupos formam diferentes povos. Um acontecimento importante para a celebração da cultura nômade são os Jogos Mundiais dos Povos Nômades.

3. Sobre o mapa acima, responda:

a) Você já tinha visto um mapa como esse? Qual é a principal informação que ele apresenta?
Resposta pessoal. A principal informação que ele apresenta é a maneira como os primeiros grupos humanos se deslocaram pelo planeta.

b) Converse com seus colegas ou com sua família sobre o percurso das migrações dos primeiros seres humanos.  

Orientações didáticas
Enfatizar que o processo de deslocamento dos seres humanos pelo planeta demorou milhares de anos. Não existiam meios modernos de transporte; os seres humanos precisavam caminhar, utilizar animais e embarcações simples para ir de um ponto a outro.

Trabalhe essa questão com o planisfério político. Na época das primeiras migrações não havia a divisão do mundo em países, mas pode-se perguntar aos alunos por quais regiões eles teriam andado se a migração ocorresse nos dias de hoje e fosse feita a pé. Pergunte também qual meio de transporte eles usariam hoje para fazer grandes migrações como as indicadas no mapa. Compare os meios de locomoção dos primórdios da humanidade com os de alguns séculos atrás, quando a principal força de tração dos veículos era animal ou o vento (naus e caravelas), e com os dos tempos atuais (baseados na eletricidade e em combustíveis). Compare velocidade e outros recursos tecnológicos desses meios de locomoção.

DESAFIO - LINHA DO TEMPO

Para registrar acontecimentos que ocorreram há vários milênios, os historiadores e outros especialistas costumam dizer que eles ocorreram tantos anos atrás ou há tantos anos antes de Cristo. 

1. Nosso tempo atual é contado a partir do nascimento de Cristo. Em que ano depois de Cristo você nasceu?

2. Com a ajuda de seu professor ou da sua família, faça uma linha do tempo que comece na provável origem do ser humano na África e termine no ano de 2025. Marque os seguintes acontecimentos: quando os seres humanos chegaram à Ásia e à Europa; o ano 1, considerado o início do calendário cristão; a data do seu aniversário. As datas antes do nascimento de Cristo deverão ser acompanhadas da sigla a.C. e as depois do nascimento de Cristo, da sigla d.C.

A linha do tempo é uma forma de representar acontecimentos históricos, tanto do passado como do presente, organizados cronologicamente, ou seja, em função da sua ocorrência ao longo do tempo. 

A linha do tempo costuma ser apresentada horizontalmente, em que cada unidade de distância representa determinado período de tempo. Esse período pode ser contado em milênios, em séculos, em décadas, em anos, em meses e até em dias, conforme o que se deseja apresentar. Por exemplo, para mostrar a evolução dos seres humanos no planeta usamos milênios e para representar a vida de uma pessoa usamos anos.

Referência: Ápis - História


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