Gráficos 7ºano - Exercício com gabarito - Habilidade BNCC EF07MA36

 

Uma escola realizou uma pesquisa sobre a quantidade de alunos que têm acesso a computadores em casa. Veja o resultado da pesquisa acima.

Um dos alunos quis representar o resultado da pesquisa em um gráfico de setores, utilizando um
programa de computador. Qual das alternativas corresponde ao gráfico que ele gerou?





Objeto de conhecimento:
Pesquisa amostral e pesquisa censitária.
Planejamento de pesquisa, coleta e organização dos dados, construção de tabelas e gráficos e interpretação das informações.

Habilidade:
(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

Grade de correção:


Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
O aluno que marca a alternativa b, d ou e inverte um dos valores encontrados, demonstrando falta de atenção quanto ao pedido. O aluno que marca a alternativa c ou e tem dificuldade em encontrar a porcentagem relativa, ignorando dados. Para melhorar a habilidade de planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social e interpretar os dados para comunicá-los por meio de gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas, peça aos alunos que sugeriram temas de pesquisas que possam ser feitas utilizando a sala como amostra. Escolha os temas que julgar adequados e auxilie os alunos no planejamento e na realização da pesquisa. Depois que os resultados forem coletados, peça aos alunos que interpretem esses resultados, se possível, organizando gráficos gerados por planilhas eletrônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário