História 4ºano - Atividade - EF04HI05, EF04HI06 - Os bandeirantes e as missões jesuíticas

Título: Os bandeirantes e as missões jesuíticas
Duração: 2 aulas

Introdução
As missões jesuíticas tiveram como um dos principais objetivos catequizar os nativos. Por outro lado, os indígenas catequizados despertavam o interesse dos bandeirantes, que os consideravam valiosos por estarem mais acostumados com os trabalhos praticados pelos europeus e, por isso, procuravam capturá-los e escravizá-los. O entendimento sobre esse embate é importante para que os alunos percebam que a vida na colônia portuguesa foi marcada por diferentes conflitos, protagonizados por agentes diversos.

Objetivos de aprendizagem
Identificar conflitos no processo de formação do território brasileiro.

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural – (EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.

A invenção do comércio e a circulação de produtos – (EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.

PLANO DE ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Recursos e materiais necessários
Lousa e giz (ou caneta de lousa);
Lápis preto n. 2;
Caderno para anotação.

Desenvolvimento

Aula 1 – Jesuítas e bandeirantes
Duração:
40 minutos.
Organização dos alunos: em fileiras.

Inicie a aula falando sobre os jesuítas. Comente que, no início da colonização, uma comitiva de religiosos chegou ao Brasil. Entre eles estavam os jesuítas que tinham uma missão estabelecida: evangelizar e incentivar os indígenas a assimilar os costumes europeus.

Explique aos alunos que os jesuítas, que chegaram à colônia em 1549, pertenciam a uma ordem religiosa chamada Companhia de Jesus. Eles percorreram o interior e fundaram aldeamentos onde viviam na companhia de indígenas, em muitos casos falando as línguas nativas. Esses aldeamentos também eram chamados de missões – se julgar apropriado, pesquise imagens de ruínas de missões na internet e mostre aos alunos.

Após essa breve explicação, promova a realização de um exercício com a classe. Divida a lousa em dois lados e escreva características semelhantes e diferentes de indígenas e bandeirantes.

(exemplo: origem, religião, relação com os indígenas, práticas). Em seguida, peça aos alunos que citem as características que conhecem e vá inserindo na lousa.

Para finalizar a aula, peça aos alunos que produzam um breve texto que descreva os bandeirantes ou jesuítas e entreguem a você.

Aula 2 –As tensões na colônia
Duração:
40 minutos.
Organização dos alunos: em fileiras.

Comece a aula retomando o que foi conversado anteriormente e devolva aos alunos os textos lidos e avaliados. Em seguida, comente que as relações entre os missionários, os colonos e os indígenas estiveram longe de serem pacíficas, pois o conflito de interesses entre os colonos já instalados e os missionários nunca se resolveu, além do que algumas etnias nativas se rebelaram contra os colonos e até mesmo contra os jesuítas, gerando grandes embates. Havia também os bandeirantes (sertanistas que desbravaram o território brasileiro por conta própria atrás de riquezas e de indígenas para escravizar), o que resultou em numerosas mortes de nativos e na destruição de muitas missões.

Como atividade principal, solicite aos alunos que produzam novos textos, de modo que os estudantes que escreveram sobre os bandeirantes na aula anterior escrevam, nesta aula, sobre os jesuítas, e vice-versa.

Para finalizar a aula, peça aos alunos que escrevam um breve parágrafo para responder à pergunta: Qual é a sua opinião sobre a disputa entre jesuítas e bandeirantes? Desse modo, além de verificar o entendimento deles sobre as diferentes práticas desses grupos, será possível verificar o que entenderam sobre o embate entre jesuítas e bandeirantes. 

Aferição de aprendizagem
As aulas desta sequência têm como objetivo fazer com que os alunos compreendam o que eram as missões e o que motivou as disputas entre os jesuítas e os bandeirantes. Faz parte do processo de aferição da aprendizagem conferir o envolvimento dos alunos nas aulas, bem como a realização das atividades propostas. Se possível, promova conversas individuais com os alunos sobre os textos produzidos por cada um. 

Sugestão de questões para observar o desenvolvimento de algumas habilidades enfocadas na sequência didática

1. Escreva uma semelhança e uma diferença entre os bandeirantes e os jesuítas.

2. Qual era o motivo da disputa entre os jesuítas e os bandeirantes?

Gabarito das questões

1. Como semelhanças, podem citar a religião cristã, o uso da língua portuguesa e o interesse nos indígenas; como diferenças, o objetivo em relação aos indígenas e o modo de vida e trabalho na colônia.

2. As disputas ocorriam porque os bandeirantes tinham interesse em capturar os indígenas catequizados pelos jesuítas. 

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