Média estatística - Exercício resolvido - Habilidade BNCC EF07MA35

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo IBGE até 2016, pesquisava características gerais da população, tais como educação, trabalho, rendimento e habitação. Na pesquisa de 2014, verificou-se que as mulheres do Brasil tinham em média 1,74 filho. Isso significa que, se fosse feita uma pesquisa em 2014, com a amostra de 5 000 mulheres brasileiras de diferentes estados, diferentes faixas etárias e diferentes rendas familiares, a soma do número de filhos dessas mulheres seria um valor próximo de:

a) 2 900.

b) 5 000.

c) 8 500.

d) 8 700.

e) 10 000.

Objeto de conhecimento:
Estatística: média e amplitude de um conjunto de dados.

Habilidade:
(EF07MA35)
Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

Grade de correção

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
O aluno que marca a alternativa a, b ou e tem dificuldade em compreender o significado de média aritmética ou que a média não é necessariamente um valor individual. O aluno que marca a alternativa c desconsidera algumas informações do enunciado, ignorando a propagação das casas decimais na  multiplicação por números muito maiores. Para melhorar a habilidade de compreender o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados, realize uma pesquisa em sala de aula sobre o número de irmãos que cada aluno possui. Solicite aos alunos que escrevam os resultados, de preferência em forma de gráfico, e, em seguida, calculem a média de irmãos dos alunos da sala. Finalmente, problematize o resultado encontrado de modo que os alunos percebam que a maioria deles tem o número de irmãos próximo da média, mostrando que ela é um indicador de tendência da pesquisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário