Nomadismo, sedentarismo e agricultura 4ºano - EF04HI02, EF04HI04 - Plano BNCC em PDF


Título: Nomadismo, sedentarismo e agricultura
Duração: 2 aulas

Introdução
Durante quase todo o período pré-histórico, os seres humanos foram nômades e, portanto, deslocavam-se frequentemente em busca de alimentos e abrigo. Há cerca de 10 mil anos essa realidade começou a mudar. O desenvolvimento da agricultura fez com que as pessoas se fixassem em determinadas regiões e formassem as primeiras aldeias. As diferenças entre nomadismo e o sedentarismo são o foco desta sequência didática.

Objetivos de aprendizagem
Compreender os conceitos de nomadismo e sedentarismo.
Compreender o que é agricultura e como foi seu início.
PLANO DE ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras) – (EF04HI02) Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas.

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural – (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.

Recursos e materiais necessários
Lousa e giz (ou caneta de lousa);
Folha de papel A4;
Cartolina;
Lápis preto n. 2;
Lápis de cor.

Desenvolvimento

Aula 1 – Antes e depois da agricultura
Duração:
40 minutos.
Organização dos alunos: em grupos de quatro integrantes.

Inicie a aula dividindo os alunos em pequenos grupos de até quatro integrantes. Peça a eles que conversem sobre o que sabem dos conceitos de nomadismo e sedentarismo.
Pergunte aos alunos o que permitiu o processo de sedentarização. As respostas deles serão importantes para verificar se associam corretamente a sedentarização dos seres humanos ao desenvolvimento da agricultura.

Em seguida, proponha aos grupos que listem as vantagens e desvantagens do nomadismo e do sedentarismo. Esse exercício possibilitará a verificação da aprendizagem dos alunos, bem como a relativização de uma eventual ideia de superioridade do sedentarismo.

Ao final da aula, peça aos alunos que produzam individualmente um breve texto sobre esse processo de fixação em uma região. O importante é que eles demonstrem reconhecer o papel fundamental da agricultura nesse processo.

Para a aula seguinte, peça aos alunos que façam uma pesquisa em casa, com a ajuda dos pais ou de seus responsáveis, sobre os grupos nômades contemporâneos, apresentando o nome do grupo, o local onde vivem e quais atividades realizam para sobreviver.

Recomende que anotem sempre as fontes pesquisadas.

Aula 2 –Nomadismo e sedentarismo
Duração:
40 minutos.
Organização dos alunos: em círculo e, posteriormente, em duplas.

Comece a aula retomando o que foi conversado na aula anterior. Inicialmente, dê um retorno sobre os textos desenvolvidos pelos alunos. Em seguida, peça a eles que comentem a pesquisa

que desenvolveram em casa sobre os povos nômades contemporâneos.

Explique aos alunos que, como eles puderam verificar, existem povos nômades, ou seminômades, com práticas de caça e também criação de animais para os quais procuram condições naturais favoráveis.

Com base nas discussões, organize os alunos em duplas e peça a eles que desenvolvam um quadro comparativo entre as atividades sociais de povos nômades e de povos sedentários. O que cada um desses grupos humanos faz para sobreviver? Como é a vida de cada um deles?

O trabalho deve reunir textos e imagens. 

Para finalizar, proponha uma rodada de apresentações dos trabalhos.

Aferição de aprendizagem
As aulas dessa sequência têm como objetivo fazer com que os alunos reforcem o conhecimento sobre os conceitos de nômade e sedentário, bem como sobre o surgimento da agricultura.

É importante conferir se os alunos realizaram as atividades, atentando para a importância de anotar as fontes pesquisadas. Verifique também o envolvimento dos alunos nas atividades de discussão, o respeito aos colegas e o interesse em realizar as atividades propostas de maneira satisfatória.

Sugestão de questões para observar o desenvolvimento de algumas habilidades enfocadas na sequência didática 

1. Escreva de maneira resumida o que é agricultura e quando ela passou a ser praticada.

2. Assinale a alternativa correta.

A agricultura proporcionou ao ser humano a possibilidade de:

a) virar nômade e criar novas técnicas para aprimorar sua caça.

b) fixar-se em um local e formar aldeias.

c) abandonar definitivamente as práticas de caça.

d) comer vegetais.

Gabarito das questões

1. É esperado que o aluno responda que a agricultura é um conjunto de técnicas utilizadas para o cultivo das plantas e que passou a ser praticada há cerca de 10 mil anos.

2.
b)
fixar-se em um local e formar aldeias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário