Os africanos no Brasil - Atividade 4ºano - EF04HI06, EF04HI09

Título: Os africanos no Brasil
Duração: 2 aulas

Introdução
Uma das principais características do período colonial no Brasil foi a exploração do trabalho escravo. Ela gerou lucros para comerciantes portugueses e teve grande impacto na formação da população do Brasil, pois o número de africanos que desembarcaram nestas terras foi muito grande.

Esta sequência irá destacar sobretudo a exploração da mão de obra de africanos que foram transformados em escravos no Brasil.

Objetivos de aprendizagem
Compreender como foi a chegada dos africanos ao Brasil.
Identificar as consequências do tráfico de escravizados no Brasil.

A invenção do comércio e a circulação de produtos – (EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.

O surgimento da espécie humana na África e sua expansão pelo mundo – (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

Recursos e materiais necessários
Lousa e giz (ou caneta de lousa);
Caderno para anotação;
Lápis preto n. 2;
Folhas de papel A4;
Computador para pesquisa de imagens.

PLANO DE ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Desenvolvimento

Aula 1 –A chegada dos africanos
Duração: 40 minutos.
Organização dos alunos: em fileiras.

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem como os africanos chegaram ao Brasil e verifique o conhecimento deles sobre o tema.

Mostre aos alunos a obra do pintor Edward Francis Finden, produzida no século XIX, que retrata um mercado de escravos no Rio de Janeiro
Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A1fico_de_escravos_para_o_Brasil#/media/File:The_Slave_market_at_Rio.jpg>.

Chame a atenção dos alunos para os detalhes da imagem, como a postura das pessoas (brancos avaliando e negociando a compra dos negros), os tipos de vestimentas usadas e a presença de trabalhadores negros ao fundo. Peça a eles que anotem no caderno os detalhes destacados da imagem.

Finalize a aula pedindo que façam uma breve redação sobre a vinda dos africanos para o Brasil. Nessa redação, eles devem citar a viagem transatlântica, a venda nos mercados de escravos e o trabalho na colônia.

Aula 2 – O trabalho na colônia
Duração:
40 minutos.
Organização dos alunos: em fileiras.

Inicie a aula mostrando aos alunos reproduções de obras dedicadas a retratar o trabalho no Brasil colonial. Como exemplo de trabalho no campo, pode ser mostrada a gravura Engenho de açúcar, publicada no livro de Henry Koster.
Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Engenho_de_acucar_1816.jpg>. 

Como exemplo do trabalho na cidade, mostre aos alunos a obra Calceteiros, de Jean-Baptiste Debret.
Disponível em:
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra1585/calceteiros>. 

Peça aos alunos que observem os detalhes das imagens e faça algumas perguntas, como: Em que lugar as pessoas estão? Qual é a origem dessas pessoas? Como elas se vestem?

Chame a atenção dos alunos para o fato de os africanos escravizados não usarem calçados e explique que essa era uma característica dos escravizados no Brasil, pois eles não recebiam calçados dos senhores. Se julgar interessante, apresente outras imagens sobre o trabalho no Brasil colonial para que os alunos visualizem outras funções exercidas pelos africanos e seus descendentes.

Para finalizar a aula, proponha aos alunos que elaborem frases sobre o trabalho na época do Brasil colonial em folhas de papel sulfite. As frases podem compor um grande painel temático, que poderá ou não conter imagens. 

Aferição de aprendizagem
As aulas desta sequência têm como objetivo fazer com que os alunos compreendam como ocorreu a chegada dos africanos ao Brasil, bem como algumas consequências desse fato. É importante observar as intervenções feitas pelos alunos na análise das imagens e também as frases elaboradas por eles, de modo que seja possível verificar o nível de entendimento dos alunos sobre o papel desempenhado pelos escravizados no período colonial.

Sugestão de questões para observar o desenvolvimento de algumas habilidades enfocadas na sequência didática

1. O que acontecia com os escravizados recém-chegados ao Brasil?

2. Onde trabalhavam os africanos escravizados que chegavam ao Brasil? Cite um exemplo.

Gabarito das questões

1. Eram vendidos em mercados de escravos.

2. Trabalhavam na cidade, prestando serviços diversos (pedreiros, carregadores, barbeiros) e também no campo, sobretudo nos engenhos de cana-de-açúcar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário