Os indígenas e o contato com os europeus 4ºano - EF04HI10 - Plano BNCC em PDF para baixar

Título: Os indígenas e o contato com os europeus
Duração: 2 aulas

Introdução
Durante o período das Grandes Navegações, os portugueses descobriram novas rotas marítimas e chegaram a terras até então por eles desconhecidas. Ao pisar nessas terras, eles se depararam com os indígenas – povos com tradições, línguas e costumes bastante diferentes dos conhecidos pelos portugueses até aquele momento. Esta sequência didática trata dos indígenas e dos primeiros contatos deles com os europeus.

Objetivos de aprendizagem
Conhecer aspectos dos indígenas que habitavam estas terras antes da chegada dos portugueses.
Compreender a chegada dos portugueses à América como um momento de estranhamento tanto para nativos quanto para os viajantes.

Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos – (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

PLANO DE ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Recursos e materiais necessários
Lousa e giz (ou quadro e caneta);
Computador para pesquisa e impressão;
Folhas de papel sulfite A4;
Lápis de cor ou canetas hidrocor.

Desenvolvimento

Aula 1 – A representação dos indígenas
Duração:
40 minutos.
Organização dos alunos: em círculo.

Antes de iniciar a aula, pesquise na internet as imagens das obras de arte: Homem Tupi, 1643, de Albert Eckhout
Disponível em:
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra14528/indiotupi>.

Índios com suas cabanas, 1835, de Rugendas
Disponível em:
<http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon94994/icon94994_126.jpg>. 

Acrescente ao lado de cada imagem uma legenda com o nome e especificações (data da obra e nome do autor). Escolha um local da sala visível para todos e cole ali as imagens, como se fosse um mural.

No momento seguinte, chame a atenção para as imagens do mural. Levante as seguintes questões: Nos dois quadros, como são retratados os indígenas? Como eles estão caracterizados?

Usam algum tipo de vestimenta? Carregam alguma arma? Como é o ambiente em volta dos índios?

Pergunte também se eles imaginam quem produziu aquelas pinturas e com que objetivo. É importante esclarecer que as imagens foram produzidas séculos depois dos primeiros encontros e não refletem necessariamente a visão que os portugueses tiveram sobre os indígenas. Comente as repostas deles e explique que as pinturas foram produzidas por europeus e tinham o objetivo de mostrar às outras pessoas da Europa o que havia na América. Pergunte se eles imaginam de que forma os indígenas poderiam representar os europeus.

Aula 2 – Visões sobre o encontro
Duração: 40 minutos.
Organização dos alunos: em círculo.

Inicie a aula organizando a sala em um grande círculo e relembre o que foi conversado no decorrer das aulas sobre a chegada dos portugueses no território onde atualmente é o Brasil. Em seguida, proponha aos alunos que façam duas histórias em quadrinhos ou tirinhas: uma retratando esse acontecimento do ponto de vista dos indígenas e outra mostrando-o do ponto de vista dos europeus.

Distribua folhas de papel sulfite, lápis de cor e canetinhas hidrocor. Oriente-os na elaboração de cada quadrinho: eles precisam pensar o que será desenhado; elaborar um roteiro levando em consideração o nome da história, os personagens, o tamanho da história (quantos quadros vai ocupar); dividir a folha de sulfite na quantidade de quadrados necessários; decidir se haverá balão de fala ou apenas o desenho e pintar.

Finalize a aula pedindo aos alunos para apresentarem suas produções.

Aferição de aprendizagem
As aulas desta sequência têm como objetivo fazer com que os alunos reconheçam os indígenas como habitantes mais antigos e tradicionais donos destas terras.

Na primeira aula são analisadas obras de arte que retratam os indígenas em situações diferentes; na segunda, é proposta a elaboração de uma história em quadrinhos ou tirinha para incentivar a criatividade do aluno e reforçar mais uma vez e de maneira divertida o conteúdo aprendido. É importante verificar se os educandos praticam a leitura das imagens, bem como se conseguem elaborar histórias em quadrinhos ou tirinhas coerentes, com início, meio e fim, e sem grandes equívocos em relação aos fatos históricos.

Sugestão de questões para observar o desenvolvimento de algumas habilidades enfocadas na sequência didática

1. Cite uma característica do cotidiano dos indígenas antes da chegada dos portugueses.

2. Quais foram as modificações ocorridas nas terras indígenas após a chegada dos portugueses?

Gabarito das questões

1. É esperado que o aluno responda que os indígenas viviam dos recursos naturais, caçavam e pescavam apenas o necessário para obter alimentos, além de praticar a agricultura.

2. É esperado que o aluno responda que ocorreram as modificações por conta do desmatamento devido à exportação excessiva do pau-brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário