Plano de aula de matemática em PDF - EF03MA03 - Uso da calculadora

PROPOSTA DE ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Título: Conhecendo a calculadora
Duração: 2 aulas

Introdução
Ter acesso a tecnologias que estão disponíveis para facilitar o cotidiano das pessoas é essencial na rotina escolar. Por esse motivo, não só é possível mas também necessário que os alunos aprendam a utilizar a calculadora nas aulas de matemática e nas situações do dia a dia em que for adequado e conveniente.

Existem situações em que a calculadora poderá ser utilizada para descobrir outras possibilidades de encontrar o resultado de uma mesma operação. A prática de se procurar descobrir as diversas possibilidades que a Matemática oferece e com isso criar estratégias é essencial para o desenvolvimento do raciocínio matemático.

Objetivos de aprendizagem
Construção de fatos fundamentais da adição, subtração e multiplicação - (EF03MA03)
Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Recursos e materiais necessários
Lápis preto, lápis de cor, folhas de papel sulfite e calculadoras para todos os alunos.

Desenvolvimento

Aula 1 – Explorando as teclas da calculadora
Duração: uma aula de 40 minutos.
Organização dos alunos: em duplas.

Cada aluno deve ter em mãos uma calculadora, uma folha de papel sulfite (se preferir, recomende o uso do caderno pessoal) e um lápis preto.

Inicie a conversa solicitando a todos que observem os elementos que compõem a calculadora, falem sobre a função de cada tecla e efetuem algumas adições e multiplicações.

Permita que os alunos respondam aos questionamentos e interajam com o colega de dupla e uns com os outros, levantando hipóteses e confirmando-as ou não. Faça as intervenções necessárias para que eles compreendam o processo correto de utilização da calculadora.

Depois, estimule-os a usar a calculadora, lançando pequenos desafios para as duplas e solicitando que façam o registro das respostas obtidas na folha avulsa ou no caderno.

Lance desafios como:

• Sem digitar a tecla 8, quais teclas você poderia usar para obter o número 80?

• Se a tecla do número zero estiver quebrada, quais teclas você pode usar para que surja na tela o número 100? E o número 150?

Crie um momento de troca de resultados entre as duplas. Junte-os de duas em duas duplas, formando quartetos, para conversarem sobre seus resultados com os colegas da outra dupla. Ou, se considerar mais adequado, convide os alunos de cada dupla para expor oralmente à turma os resultados e os processos que utilizaram para resolver os desafios.

Aula 2 – Desafios
Duração:
uma aula de 40 minutos.
Organização dos alunos: em duplas.


Nessa aula os alunos terão que efetuar operações de adição e multiplicação utilizando a calculadora. Organize-os em duplas; cada dupla deve ter uma calculadora, lápis e papel para anotar os procedimentos que realizarem.

Explique que nesse momento eles não poderão utilizar a tecla de multiplicar: devem realizar as multiplicações solicitadas por você utilizando outro método, sem utilizar a tecla de multiplicação da calculadora, e precisam anotar o procedimento que fizeram e o resultado no papel.

Anote as multiplicações a seguir na lousa.

• 2 × 12

• 3 × 54

Dê tempo para que os alunos resolvam o desafio. Enquanto isso, circule pela sala para ajudar aqueles com maior dificuldade. Espera-se que todos percebam que para calcular as multiplicações propostas é possível utilizar adições.

Ajude-os com as anotações, oriente-os a anotar todas as teclas que utilizaram na ordem em que foram pressionadas. Por exemplo, para a multiplicação 2 × 12, a anotação pode ser a seguinte: 

Após todos as duplas terem terminado, diga que a tecla que não poderão utilizar desta vez é a tecla que representa o número 8. Anote as seguintes adições na lousa e dê tempo para que resolvam e anotem os procedimentos utilizados no papel.

• 28 + 15

• 11 + 18

Enquanto os alunos estiverem resolvendo as adições, circule novamente pela sala e ajude-os quando necessário.

Assim que todos tiverem terminado, peça-lhes que troquem a folha de respostas com a dupla ao lado para que cada uma confira os procedimentos utilizados por outra.

Aferição de aprendizagem
A avaliação deve ser processual e diagnóstica observando-se a participação dos alunos nas atividades práticas, seu desempenho individual, os registros feitos nas atividades sugeridas e a participação oral nas discussões.

Questões para auxiliar na aferição

1. Marque com um X a operação que tem como resultado 81.

2. Escreva as teclas que você usaria para calcular o resultado de 2 × 15 sem utilizar as teclas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário