Podcast - Atividade 3ºano - Formalidade da linguagem - EF03LP05, EF35LP07, EF35LP02

Título: Vamos gravar um podcast?
Duração: 3 aulas

Introdução
A proposta aqui apresentada visa envolver a turma em um projeto de gravação de um podcast jornalístico, para que os alunos tenham contato com momentos de oralidade que exigem trato mais formal devido às características do contexto sociocomunicativo. Para isso, é essencial que atentem ao suporte escrito, ao público e ao contexto de circulação desse material.

Objetivos de aprendizagem

Gêneros textuais do discurso oral
(EF03LP05) Identificar gêneros textuais do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula etc.).

Planejamento do texto
(EF35LP07)
Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização, estrutura; o tema e assunto do texto.

Processos de variação linguística
(EF35LP02)
Identificar fatores determinantes de registro linguístico (formal, informal), como: contexto, ambiente, tema, estado emocional do falante, grau de intimidade entre os falantes.

PROPOSTA DE ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Recursos e materiais necessários
Lousa, giz, lápis preto, caderno, borracha, cartolinas coloridas, tesoura, cola, revistas, canetinhas coloridas, podcast selecionado previamente.

Laboratório de informática – reservar um dia e garantir que todas as máquinas disponíveis tenham acesso à internet. Em um dos computadores, o programa Audacity, ou similar, deve estar baixado e instalado. O download é gratuito: <https://audacity.softonic.com.br/>. 

Nessa mesma máquina é preciso que haja microfone e fones de ouvido disponíveis com bom funcionamento.

Seleção prévia do podcast – recomenda-se uma busca na internet de material, que deve ser ouvido e checado como forma de garantir a pertinência da seleção. É possível fazer a pesquisa em um site de busca na internet, que deverá disponibilizar uma série de páginas com o conteúdo, ou em serviços de streaming de música e podcast, como o Spotify e o Deezer, que disponibilizam listas de conteúdos organizadas por temas. Sugestões: O Eureka Podcast <http://eurekapod.com.br/> apresenta notícias sobre o mundo das ciências; O Mundo Podcast possui acervo variado. No episódio “Faz Bem #1 Crianças”, os apresentadores falam sobre crianças, comentando uma notícia <https://mundopodcast.com.br/fazbem/1-criancas/>. 

Desenvolvimento

Aula 1
Apresentar a proposta, orientar a pesquisa, conversar sobre a linguagem jornalística e sobre a linguagem de um podcast e organizar votação como forma de selecionar os apresentadores do podcast.

Duração: Uma aula.
Organização da sala: Coletiva.

Atividade 1
Questionar os alunos sobre o conhecimento prévio que têm sobre podcast (recurso disponível na internet, parecido com um programa de rádio em que você pode escolher o conteúdo que quer ouvir. Os temas são variados, como: notícias, música, literatura, esportes, cultura, jogos, entre outros).

Disponibilizar a audição de um podcast previamente selecionado para que todos tenham ideia do que se trata.

Propor que a turma elabore, em conjunto, um podcast em formato de um jornal, no qual notícias serão dadas e comentadas. Para isso, os alunos devem:

• fazer uma pesquisa, em duplas, em grupos ou mesmo individualmente, sobre fatos e eventos atuais da escola e/ou de assuntos atuais do interesse deles que podem virar notícias;

• trazer para a próxima aula todos os materiais que encontrarem, como fôlderes, páginas de jornal, fotos de cartazes da escola, anotações, etc. 

Atividade 2
Estimular os alunos a observar a linguagem utilizada no podcast ouvido. Por se tratar de um material oral, é mais comum que apresente linguagem informal.

Alertar os alunos sobre a necessidade de a linguagem a ser utilizada na produção do podcast pelo grupo ser mais formal por envolver a notícia de um jornal. Destacar que nos comentários da notícia a linguagem mais espontânea pede uma formalidade um pouco menor do que a linguagem utilizada no texto planejado de uma notícia.

Registrar em um quadro as observações sobre os cuidados com a fala na produção do podcast:

• Falar pausadamente, articulando bem palavras e frases.

• Caprichar na entonação das frases, de modo a tornar a fala o mais expressiva possível.

Mediar a escolha, por votação, de quatro alunos para serem os apresentadores dos podcasts.

Aula 2
Organizar os materiais coletados durante a pesquisa feita pelos alunos.
Selecionar, por meio da escolha dos mais votados, os temas e os conteúdos do podcast.
Orientar o ensaio da leitura da notícia falada/lida.
Orientar a apresentação das notícias, com destaque para a entonação nas leituras.

Duração: Uma aula.
Organização da sala: Grupo de quatro integrantes.

Atividade 1
Analisar os materiais coletados pelos alunos.
Organizar as informações reunidas e o que a turma considerou relevante para integrar o conteúdo do podcast.

Mediar com a turma a seleção do que é mais relevante e do que atende mais às características das notícias. Para isso, relembrar as características do gênero textual, considerando que o podcast é uma gravação em áudio que não costuma ter mais do que 15 minutos.

Atividade 2
Organizar a turma em grupos, de acordo com a quantidade de temas e conteúdos, para que possam redigir o resumo de cada notícia como forma de anunciá-las no podcast.

Orientar a redação das notícias, destacando a necessidade de todas terem:

• manchete ou título;
• informações que respondam às perguntas: O quê?; Quem?; Quando?; Onde?; Como?; Por quê?.

Orientar os grupos na redação, de forma a verificar a necessidade de mudanças e orientar correções para imprimir mais clareza e objetividade ao texto.

Estimular a apresentação da leitura de cada grupo em voz alta, para toda a turma, chamando a atenção para a entonação e para o ritmo da leitura, com vistas a garantir uma leitura expressiva com qualidade.

Aula 3
Escolher o jingle para o podcast, gravar o podcast e elaborar os cartazes para divulgá-lo.

Duração: Uma aula.
Organização da sala: Coletiva / Grupo.

Atividade 1
Combinar com os alunos as normas de comportamento e organização quando estiverem em um ambiente externo à sala de aula.

No laboratório de informática da escola, os alunos fazem a escolha do jingle de abertura para o podcast. Explicar que o jingle é uma música curta, que cria a identidade de um produto ou, no caso, de um podcast.

Orientar os alunos a fazer a busca de jingles na biblioteca de áudio do YouTube <www.youtube.com/audiolibrary/music>, que oferece trilhas brancas, que são músicas de uso livre, sem a necessidade de compra ou pagamento de direitos autorais.

Organizar o tempo de pesquisa, de verificação dos resultados e de votação para a escolha do jingle.

Atividade 2
Orientar os alunos responsáveis pela gravação do podcast no laboratório de informática.

Solicitar o auxílio de uma pessoa especializada, como o responsável pelo laboratório de informática ou algum professor da área para as etapas seguintes: edição e finalização do podcast. Durante a atividade no laboratório de informática, o restante da turma volta para a sala de aula com uma auxiliar para, em grupos, fazer os cartazes de divulgação do podcast.

Lembrar a turma das etapas de confecção de um cartaz publicitário, recordando as atividades anteriormente executadas sobre esse gênero textual: usar cartolinas e canetinhas coloridas e buscar em revistas imagens para ilustrar os cartazes, que também poderão contar com ilustrações.

Aferição de aprendizagem
Conversar com os alunos sobre o resultado final do podcast: opiniões sobre o que acharam do produto final completo, com jingle e notícias organizadas, a qualidade da leitura dos textos quanto à oralidade (clareza, entonação expressiva, ritmo...).

Estimular a divulgação do podcast para outras turmas por meio dos cartazes e seleção do melhor horário para irem à sala de informática para acessar o podcast.

Questões para auxiliar na aferição

1. Identifique o grau de formalidade da linguagem nas situações a seguir, numerando-as de 1 a 3, sendo 1 o menor grau e 3 o maior.

1 Informal
2 Pouco formal

3 Mais formal

a) [  ] Um jornal apresentado na televisão.
b) [  ] Uma conversa entre amigos.
c) [  ] Transmissão de uma informação a uma pessoa mais velha.

2. Elabore o texto de uma notícia intitulada “Idosos ativos mostram que possuem força no corpo e na mente”.

Pense que a notícia deve despertar o interesse do público da terceira idade, estimulando-os a serem mais ativos, a ler, a praticar atividades físicas, a participar de atividades na sociedade, etc. Lembre-se de que seu texto precisa apresentar informações relevantes sobre o fato noticiado por meio de fotos, entrevistas/depoimentos, gráficos e mapas. Além disso, deve responder às indagações: o quê, quem, quando, como, onde e por quê?. Utilize uma imagem que motive a leitura da notícia, que funcionará como uma fotografia para o que é nela contado. Não se esqueça de redigir uma legenda para essa imagem. Utilize seu caderno como rascunho. Depois de rever e reescrever o texto, passe-o a limpo em folha avulsa, acompanhado das imagens selecionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário