Questão sobre a Primeira Guerra Mundial 9ºano - EF09HI09, EF09HI10

 

A partir dos dizeres “unificação ou morte”, pode-se compreender, sobre o grupo eslavo chamado “Mão Negra”, que

a) se trata de uma organização pró-Alemanha, uma vez que esse país visava a unificação e o fortalecimento dos povos eslavos.

b) busca a unificação dos povos eslavos, cometendo atentados contra o Império Austro Húngaro, que atuou em territórios balcânicos.

c) interfere na política externa dos países eslavos, buscando alianças com as nações hegemônicas como Inglaterra e França.

d) deseja que os povos eslavos ultrapassem nações industrializadas, tendo como um de seus projetos a ferrovia que vai de Berlim a Bagdá.

e) procura criar relações pacíficas e amistosas com todos os países da Europa, de forma a criar uma nação continental, pelo movimento pan-europeu.

Objeto de conhecimento:
O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial

Habilidades
(EF09HI09) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
(EF09HI10) Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.

Justificativas
a)
O nacionalismo eslavo não é favorável à Alemanha, uma vez que ela atinge a ideia de unificação dos povos eslavos ao apoiar o Império Austro-Húngaro na anexação da região da Bósnia-Herzegovina.

b)
O grupo sérvio Mão Negra foi responsável pelo assassinato do duque austríaco Francisco Ferdinando. O Império Austro-Húngaro atuou contra a unificação dos países eslavos na medida em que buscava anexar a Bósnia-Herzegovina, sendo apoiados pela Alemanha, que desejava construir uma ferrovia ligando Berlim a Bagdá. (CORRETA)
c)
Os países eslavos não buscavam alianças com nações hegemônicas como Inglaterra e França. Eles obtiveram apoio russo, não inglês ou francês.

d)
As sociedades secretas não têm como objetivo a superação do desenvolvimento industrial de nações como a Inglaterra ou a França. Elas visavam principalmente a unificação da população eslava. A construção da ferrovia Berlim-Bagdá era um projeto da Alemanha.

e)
Não havia um movimento pan-europeu no princípio do século XX. O próprio movimento do Mão Negra e o carimbo utilizado denotam agressividade, e não a busca pacífica de associação entre as nações. A unificação, portanto, é contrária ao proposto pela alternativa.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
O objetivo da atividade é identificar os nacionalismos nos acontecimentos anteriores à Primeira Guerra. Caso o aluno apresente dificuldades na questão, explique a importância do nacionalismo na Europa durante o século XIX e especifique as características do nacionalismo eslavo. Em seguida, peça para que os alunos relacionem as políticas externas levadas a cabo por países como Alemanha e o Império Austro-húngaro que iam contra os interesses eslavistas. Espera-se que o aluno entenda as motivações e a importância da atuação dos nacionalismos no período anterior à Primeira Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário