Revolução Russa de 1917 - Exercício 9ºano e gabarito - EF09HI11

 

Com base nos desdobramentos da Revolução Russa de 1917, os documentos acima são:

a) demonstração da falta de liderança da Rússia, de tal forma que os países europeus precisaram criar seus próprios partidos comunistas.

b) comprovação do eurocentrismo do comunismo, uma vez que não houve a formação de partidos comunistas fora do continente.

c) amostragem da influência que a Revolução Russa teve, de forma que partidos comunistas foram criados em outros lugares do mundo.

d) destaque ao fracasso que fora a Revolução Russa, uma vez que os partidos comunistas visavam acabar com o regime implantado na Rússia.

e) importação do modelo comunista da Espanha para a Rússia, já que o país ibérico foi o maior incentivador de revoluções comunistas na Europa.

Objeto de conhecimento:
O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial
A Revolução Russa

Habilidade:
(EF09HI11)
Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.

Justificativas

a)
A criação de partidos comunistas fora da Rússia não se apresenta como alternativa ao regime implantado na Rússia. Pelo contrário, inspirava-se no seu exemplo.

b)
Apesar de as imagens apresentadas serem provenientes de países europeus, a criação de partidos comunistas não se restringiu à Europa. Houve a fundação do Partido Comunista Chinês (PCC) e do Partido Comunista Brasileiro (PCB), por exemplo.

c)
Um dos impactos da Revolução Bolchevique foi a difusão da ideia de socialismo e, assim, a criação de partidos comunistas ao redor do mundo. (CORRETA)

d)
Os partidos comunistas buscavam implantar um regime semelhante ao soviético. Portanto, é falso afirmar que eles o combatiam.

e)
A Espanha, como demonstram as datas do cartaz, criou partidos comunistas posteriormente à União Soviética, já que o comunismo foi instalado, em primeiro lugar na antiga Rússia, e não, como pressuposto pela alternativa, pela Espanha.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

O objetivo da questão é compreender a criação de partidos como um desdobramento da Revolução Russa no mundo. Caso o aluno apresente dificuldades na questão, peça uma pesquisa em casa para os alunos sobre a relação que o regime soviético teve com os partidos comunistas no mundo, pensando em suas semelhanças e discordâncias. A pesquisa deve ser produzida em folha separada, contar com a análise dos documentos pesquisados, organizada através de tópicos, e entregue após conclusão. Espera-se que o aluno compreenda o fenômeno da formação de partidos comunistas como forma de influência da experiência soviética no mundo como alternativa às crises do capitalismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário