Rotação e translação da Terra - Exercício 8ºano com gabarito - Habilidade BNCC EF08CI13

 


Devido à inclinação do eixo da Terra, a duração dos dias e das noites pode variar ao longo do ano em algumas regiões do planeta. Observe o esquema acima:

Identifique a alternativa correta.

a) Na posição I, a duração dos dias é menor do que a das noites no hemisfério sul.
b) Na posição IV, a duração dos dias é maior do que a das noites no hemisfério sul.
c) Na posição III, a duração dos dias é maior do que a das noites no hemisfério norte.
d) Na posição II, a duração dos dias é aproximadamente a mesma do que a das noites no hemisfério sul.
e) Na posição IV, a duração dos dias é aproximadamente a mesma do que a das noites no hemisfério norte.

Objeto de conhecimento:
Sistema Sol, Terra e Lua

Habilidade
(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

Justificativas

a)
O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a posição I representa o outono no hemisfério sul e que nessa estação a duração dos dias e das noites é aproximadamente igual.

b)
O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu corretamente que na posição IV é verão no hemisfério sul e que nessa estação a duração dos dias é maior do que a das noites nessa região.
(CORRETA)
c)
O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a posição III representa o outono no hemisfério norte e que nessa estação a duração dos dias e das noites é aproximadamente igual.

d)
O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que na posição II é inverno no hemisfério sul e que nessa estação a duração dos dias é menor do que a das noites nessa região.

e)
O estudante que selecionou esta alternativa não apreendeu que na posição IV é inverno no hemisfério norte e que nessa estação a duração dos dias é menor do que a das noites nessa região.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam a ocorrência das estações do ano nos dois hemisférios (quando é verão em um hemisfério, é inverno no outro; e quando é primavera em um hemisfério, é outono no outro), e não associaram a duração dos dias e das noites às estações. Para consolidar esse conceito, o professor pode pedir aos estudantes que utilizem um globo terrestre e uma lanterna para simular o movimento de translação da Terra (globo) ao redor do Sol (fonte de luz). Um voluntário deve segurar o globo inclinado e movimentá-lo ao redor da lanterna. Os estudantes devem observar qual metade do globo, a porção inferior ou a porção superior, fica mais iluminada conforme ele é movido. Eles podem identificar as posições do globo que correspondem às quatro situações representadas no esquema desta questão. O movimento de rotação deve ser simulado girando o globo em torno do seu eixo; isso vai permitir que eles verifiquem que a rotação não altera a quantidade de luz que atinge cada hemisfério, enquanto a translação, sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário