Situação problema envolvendo medidas - Exercício resolvido 7ºano - Habilidade BNCC EF07MA29

Para estimar a medida da distância da sala até o quarto de seus pais, Juliana andou de um cômodo ao outro e mediu essa distância em número de passos, obtendo 25 passos. Para saber a medida da distância em metros, ela mediu o tamanho do próprio passo 5 vezes, calculou a média aritmética dos valores medidos e utilizou a média como o valor aproximado do tamanho do seu passo. Veja, na tabela, as medidas do passo de Juliana.

Usando o procedimento descrito acima, qual o valor calculado por Juliana para a medida dessa distância, em metros?

Objeto de conhecimento:
Problemas envolvendo medições.

Habilidade:
(EF07MA29)
Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.

Grade de correção:

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
O aluno que erra esse item tem dificuldades em calcular a média aritmética ou em converter unidades de medida. Para melhorar a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridas em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, faça a mesma atividade em sala de aula, pedindo aos alunos que contem o número de passos da sua carteira até a lousa e depois meçam seus passos algumas vezes, determinando a média aritmética dos valores encontrados. Como comprovação, pode-se medir a distância com uma fita métrica para verificar o quão preciso foi o cálculo dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário