Urbanização brasileira - Exercício 9ºano com gabarito - EF09HI05

Leia o texto.

Começou logo a construir palácios e teatros, a pôr casas abaixo, para fazer avenidas suntuosas. O dinheiro da receita não chegava, aumentou os impostos, e vexações, multas, etc. Enquanto a constituinte não votava a nova Constituição, decuplicou os direitos de entrada de produtos estrangeiros manufaturados. Os espertos começaram a manter curiosas fábricas de produtos nacionais da seguinte forma, por exemplo: adquiriam em outros países solas, sapatos já recortados. Importavam tudo isso, como matéria-prima, livre de impostos, montavam as botas nas suas singulares fábricas e vendiam pelo triplo do que custavam os estrangeiros. Outra forma de extorquir dinheiro ao povo e enriquecer mais ainda os ricos eram as isenções de direitos alfandegários.

BARRETO, Lima. Contos de Lima Barreto.
Disponível em:
<www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000130.pdf>.

Explique, usando os exemplos do texto acima, quais foram os impactos da modernização urbana para parte da sociedade brasileira do início do século XX.

Objeto de conhecimento:
Primeira República e suas características
Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930

Habilidade (EF09HI05)
Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

Grade de correção

100%
O aluno soube identificar e apontar os impactos da modernização no texto de Lima Barreto. O texto refere-se a algumas medidas impopulares que afetaram as camadas mais pobres. O primeiro citado “começou logo a construir palácios e teatros, a por casas abaixo, para fazer avenidas suntuosas” refere-se ao processo de urbanização que se deu principalmente no Rio de Janeiro, capital da República na época, com as demolições de cortiços na área central da cidade a fim de criar avenidas mais largas. As famílias que moravam nessas regiões foram desapropriadas e não receberam indenização. Outro aspecto que é apontado no texto são as isenções de impostos que a importação tinha durante a República oligárquica. Entretanto, o país passou por uma diminuição de suas receitas em decorrência da queda do preço do café no mercado internacional. Para isso, a renda da alfândega foi fixada para manter os investimentos internacionais, obtevese mais empréstimos e buscou-se enxugar despesas públicas e aumentar os impostos durante o governo de Campos Sales.

50%
O aluno, para acertar parcialmente a questão, deverá identificar e apontar ao menos um dos impactos da modernização. 

0%
O aluno erra ao não conseguir identificar e apontar nenhum impacto da modernização ou associar as medidas de urbanização e importação de produtos como fatores que agravaram a situação de pobreza no Brasil ou não reconhecer a forma como essas medidas impactaram negativamente a vida da população.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
O objetivo desta questão é explicar as mudanças decorrentes dos discursos pró-modernização no início do século. Para isso, explique o pensamento da época sobre modernização, higienismo e economia, enumerando os discursos de políticos da época. Em seguida, explique como as questões sociais eram tratadas no período, citando a reminiscência de comportamentos da época da escravidão, narrando o episódio da Revolta da Chibata, e as imposições sanitaristas, narrando a Revolta da Vacina. Espera-se que o aluno compreenda a disposição que o incipiente governo republicano tinha em relação aos baixos padrões de vida de grande parte da população brasileira na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário