Atividade de Ciências 3ºano EF03CI04 - Alimentação dos animais - Plano de aula de acordo com a BNCC (PDF)

 

PROPOSTA DE ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR
Título: Alimentação dos animais
Duração: 2 aulas

Introdução
Nestas aulas estudaremos os hábitos alimentares de alguns animais. Para atingir esse objetivo, primeiramente, os alunos irão analisar a origem dos alimentos que eles consomem e, em um segundo momento, serão convidados a refletir sobre o tipo de dieta de alguns animais. Esse conhecimento será a base para compreender as relações alimentares entre os organismos, ou seja, a transferência de energia alimentar de um ser vivo para outro, que será estudada em outro momento do ensino fundamental I.

Objetivos de aprendizagem
• Identificar a origem das diferentes fontes de alimentos (animais ou vegetais).
• Caracterizar alguns animais em função de sua alimentação.

Objeto de conhecimento
Características e desenvolvimento dos animais.

Habilidade
(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Recursos e materiais necessários
Aula 1:
• Caderno e lápis preto.
Aula 2:
• Folha sulfite e lápis coloridos.

Desenvolvimento

Aula 1 – Diferentes alimentos e suas origens
Duração: uma aula de 40 minutos.
Organização dos alunos: individual.

Para discutir a forma como os animais se alimentam vamos, neste primeiro momento, refletir com os alunos sobre suas próprias preferências alimentares e sobre a origem dos alimentos. Inicie a aula reproduzindo na lousa o quadro indicado abaixo:

Após copiarem o quadro oriente os alunos em seu preenchimento. Peça para que eles escrevam um alimento que mais gostam de comer em cada uma das refeições indicadas no quadro anterior.
Após os alunos preencherem o quadro, peça para que cada um conte para a classe os alimentos que colocou em sua lista e qual a origem deles. Sugerimos que você, professor, monte, na lousa, tabelas maiores contendo os alimentos mais citados e depois elabore um gráfico para cada refeição, indicando a preferência de classe. Em seguida, faça a correção de todos os itens listados na lousa.

Finalizada a correção, faça um levantamento para saber um pouco mais sobre a dieta dos alunos e se estão presentes, em seu dia a dia, outros tipos de alimentos, para isso solicite que respondam, no caderno, às perguntas:
• Você costuma comer verduras e legumes?
• Você costuma comer carne?

Explique para os alunos que as respostas a essas perguntas serão importantes para a próxima aula e por isso eles devem registrar as respostas.

Aula 2 – Hábitos alimentares dos animais
Duração: uma aula de 40 minutos.
Organização dos alunos: individual.

Retome com os alunos as respostas às questões e os dados do quadro que foi preenchido na aula anterior desta sequência didática.
Em seguida, insira o tema desta aula fazendo a pergunta:
• Você se considera um animal herbívoro, carnívoro ou onívoro?
Caso seja necessário, recorde com os alunos o que significa esses termos. Animais herbívoros são aqueles que se alimentam de plantas ou de suas partes. Animais carnívoros são aqueles que se alimentam apenas de outros animais. Já os animais onívoros são aqueles que possuem uma dieta variada alimentando-se de plantas e outros animais.

Na sequência, verifique se os alunos conseguiram compreender a classificação, para isso faça perguntas como:
• O que o lobo-guará come? Come outros animais, frutos e sementes.
• De acordo com a dieta do lobo-guará, ele é carnívoro, herbívoro ou onívoro? Onívoro.
• O bicho-preguiça pode ser considerado um animal herbívoro? Por quê? Sim, porque ele se alimenta principalmente de folhas, frutos e raízes.
• O que a jaguatirica come? Come outros animais.
• De acordo com a dieta da jaguatirica, ela é carnívora, herbívora ou onívora? Carnívora.

Após discutir essas questões, entregue aos alunos uma folha sulfite e solicite que eles a dividam em  quatro partes e desenhem, na primeira parte, um animal de dieta onívora; na segunda, um herbívoro; e, na terceira, um carnívoro. A quarta parte será dedicada a um desenho de algum animal do cotidiano do aluno, indicando, também, sua dieta.

Aferição de aprendizagem
Sugere-se que a aferição de aprendizagem seja realizada por meio de diálogo constante ao longo e ao término das aulas. Analise as falas, expressões e desenhos dos alunos. É imprescindível fazer observações e anotações pessoais para sistematizar as informações acerca de sua aprendizagem.
Esses dados são importantes para determinar não só como os alunos estão compreendendo e construindo os conceitos, mas também como os estão relacionando com seus conhecimentos prévios. 

Você poderá, também, propor a eles itens de autoavaliação:
• Fiz as atividades com bastante empenho?
• Trabalhei dentro do tempo dado?
• Deixei o local de trabalho arrumado?
• Consegui desenhar quatro animais diferentes na atividade proposta?

Questões para auxiliar na aferição
1. Você normalmente consome mais alimentos de origem animal ou de origem vegetal? Dê dois exemplos desses alimentos.
2. Dê um exemplo de animal herbívoro, de um carnívoro e de um onívoro.

Gabarito das questões
1. Resposta pessoal. Nesta questão, o aluno deve escrever qual a origem principal dos alimentos que consome e trazer pelo menos dois exemplos de alimentos dessa origem. Uma resposta possível seria: “Costumo consumir mais alimentos de origem vegetal, como arroz e feijão.”.

2. Resposta pessoal. Exemplo de resposta:
Animal herbívoro: cervo do pantanal.
Animal carnívoro: lontra.
Animal onívoro: mico-leão-dourado.

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