Toda entrevista requer uma lista prévia de perguntas que deverão ser feitas ao entrevistado. Sempre é possível fazer uma pergunta de improviso, mas é de bom-tom e respeitoso antecipar ao entrevistado quais perguntas serão feitas, a fim de que ele se prepare para a entrevista.
Além disso, é necessário fazer um convite formal ao entrevistado, agendando data, hora e local da entrevista, e após a entrevista, agradecer-lhe pelo tempo concedido e pelo conhecimento compartilhado.
A proposta desenvolvida nesta sequência didática é que os alunos planejem e preparem, com a ajuda do professor, um roteiro de perguntas e um convite à pessoa que será entrevistada.
OBJETIVO GERAL
Elaboração de um roteiro de perguntas para uma entrevista e preparação de um convite para o entrevistado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Favorecer o desenvolvimento das seguintes habilidades do componente curricular Língua Portuguesa:
(EF35LP07) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização, estrutura; o tema e assunto do texto.
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
(EF35LP10) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF35LP11) Reescrever o texto incorporando as alterações feitas na revisão e obedecendo às convenções de disposição gráfica, inclusão de título, de autoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário