Atividades de Geografia 4ºano de acordo com a BNCC com respostas


APOSTILA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

RESPOSTAS E ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

1. Esta questão avalia a habilidade do aluno de relacionar as imagens às descrições de elementos pertencentes a cada paisagem.

Resposta: A imagem 1 ao texto sobre o Rio de Janeiro; a imagem 2 ao texto sobre Nova Iorque; a imagem 3 ao texto de São Miguel das Missões. 

Caso o aluno faça uma associação diferente da esperada, possivelmente, ele não conseguiu relacionar as imagens às descrições dos elementos. Nesse caso, prepare atividades que despertem no aluno o interesse de observar e analisar fotografias de diferentes paisagens. Apresente ao aluno diferentes paisagens de cidades do mundo, pedindo-lhe que escolha duas delas e escreva quais elementos fazem parte de cada uma das paisagens, relembrando elementos naturais e culturais já estudados anteriormente. 

2. Esta questão avalia a habilidade do aluno de identificar elementos pertencentes à paisagem apresentada.  

Resposta: Alternativa B.

Caso o aluno marque a alternativa A, possivelmente, não compreendeu o que é uma paisagem rural e não fez relação da descrição com a imagem apresentada. Nesse caso, providencie atividades que resgatem o conteúdo referente à paisagem rural, como a organização de um painel com imagens que podem compor esse tipo de paisagem. Caso o aluno marque a alternativa C, possivelmente, ele não tenha percebido que na imagem apresentada aparecem elementos como mar e montanhas e não há pessoas aproveitando a praia. Nesse caso, trabalhe atividades em que o aluno possa visualizar o litoral de alguma cidade que mostre pessoas na areia da praia. Peça ao aluno que pesquise imagens de ambientes de praia em catálogos de agências de viagem ou revistas, recorte e cole-as em uma folha, descrevendo os elementos que aparecem na imagem. Caso o aluno marque a alternativa D, possivelmente, ele não relacionou a descrição da alternativa à fotografia. Nesse caso, trabalhe com o aluno atividades de atenção e concentração. Organize jogos de tabuleiro que estimulem a atenção e a concentração, como quebra-cabeça de paisagens ou jogo da memória de diferentes paisagens.

3. Esta questão avalia a habilidade do aluno de perceber elementos na imagem utilizando os sentidos do corpo humano. 

Resposta: Espera-se que o aluno escreva dois elementos que conseguem ver, como estátua e água; um elemento referente ao cheiro, como as flores e um elemento que dê a sensação de som, como ouvir o barulho da água que jorra do chafariz.  

Caso o aluno não escreva nenhum elemento que aparece na imagem ou repita elementos, possivelmente, ele não tenha compreendido que nas imagens existem diversos elementos naturais e culturais que poderiam ser mencionados ou não teve um olhar intencional para ela. Nesse caso, prepare atividades que estimulem o desenvolvimento de habilidades de observação e análise e sugira ao aluno que vá até um local da escola e anote cinco elementos que consiga observar. Relembre com o aluno que os elementos são os objetos, os seres vivos, os seres não vivos existentes nos lugares. 

Caso o aluno não mencione as flores ou algum outro elemento que possa ser percebido pelo cheiro, provavelmente, ele não tenha compreendido que pelo olfato também podemos perceber a paisagem. Nesse caso, trabalhe com o aluno atividades que estimulem a percepção e a imaginação. Peça ao aluno que desenhe em uma folha de papel sulfite: dois elementos de uma paisagem que cheirem bem e dois elementos de uma paisagem de que ele não goste do cheiro. 

Caso o aluno não escreva elementos que possam ser percebidos pelo som na paisagem, possivelmente, ele não tenha percebido que, apesar da imagem ser estática, a paisagem apresentada é real e lá, naquele determinado lugar, é possível ouvir diferentes tipos de som. Nesse caso, prepare uma atividade sensitiva com a turma. Leve os alunos ao pátio da escola em um momento que não seja a hora do recreio (por apresentar muitos ruídos). Solicite que eles fechem os olhos e digam que sons estão ouvindo, pontuando qual objeto ou pessoa está produzindo esse barulho.

4. Esta questão avalia a habilidade do aluno de representar uma paisagem que faça parte de seu lugar de vivência.  

Resposta: Espera-se que o aluno desenhe uma paisagem que pertença ao seu lugar de vivência, podendo ser sua casa e os arredores ou um lugar de que gosta.

Caso o aluno desenhe uma floresta, um deserto ou uma praia e é sabido que ele não mora em nenhum desses lugares, possivelmente, ele não tenha compreendido que a atividade solicitava a paisagem ao redor de sua casa. Nesse caso, trabalhe com eles as diferentes paisagens pertencentes ao seu município, solicitando-lhe que traga uma fotografia do lugar onde mora, observando-a para resgatar a habilidade desejada na realização da atividade.  

5. Esta questão avalia a habilidade do aluno de reconhecer, na paisagem desenhada, elementos que possam ser percebidos pelos sentidos do corpo humano. 

Resposta: Espera-se que o aluno descreva: dois elementos que possam ser vistos na paisagem, um elemento que possa ser percebido pelo cheiro e outro que possa ser reconhecido pelo som que emite. 

Caso algum aluno não escreva os elementos de acordo com a paisagem desenhada, possivelmente, ele não tenha conseguido classificar os elementos de acordo com os sentidos solicitados na questão. 

Nesse caso, trabalhe com atividades que estimulem no aluno a habilidade de identificação de elementos na paisagem, utilizando os sentidos humanos. Oportunize também uma atividade sensitiva com a turma. Leve os alunos ao pátio da escola em um momento que não seja a hora do recreio (por apresentar muitos ruídos), solicite que eles fechem os olhos e digam que sons estão ouvindo, pontuando qual objeto ou pessoa está produzindo esse barulho.   

6. Esta questão avalia a habilidade do aluno de classificar as situações vividas em diferentes paisagens de acordo com os sentidos do corpo humano.  

Resposta: Associar: audição com “O barulho do mar na praia me deixa mais tranquilo.”; visão com “Vi um ninho de passarinho em cima da árvore.”; olfato com “Que delícia sentir o cheiro das flores daquele jardim!”; tato com “Tomei um susto ao sentir a água gelada ao entrar na cachoeira.”.

Caso algum aluno faça associações equivocadas a respeito de qual sentido do corpo humano é necessário para identificar as situações sugeridas, é provável que não se lembre de que há outros sentidos além da visão e que é possível termos diferentes sensações através dos outros sentidos. Nesse caso, oportunize a visita de algum aluno da escola ou de uma pessoa da comunidade que tenha deficiência visual para uma entrevista, para que a turma possa compreender a possibilidade de se perceber o ambiente utilizando todos os sentidos, como o tato, o olfato, o paladar e a audição.  

7. Esta questão avalia a habilidade do aluno de perceber elementos culturais presentes na paisagem apresentada.  

Resposta: Alternativa A. 

Caso algum aluno marque a alternativa B, possivelmente, ele não tenha percebido que todos os elementos citados são naturais e não culturais. Nesse caso, trabalhe com esse aluno atividades que o estimule a diferenciar elementos naturais de culturais. Sugira ao aluno que recorte imagens de paisagens de revistas e que escreva alguns elementos pertencentes a elas, fazendo a classificação destes elementos em naturais e/ou culturais. 

Caso algum aluno marque a alternativa C, possivelmente, ele não tenha feito a observação da imagem selecionada com atenção, pois nela não há carros, caminhões ou semáforo. No entanto, o aluno poderá argumentar que na cidade ao fundo há esses elementos, podendo indicar, dessa forma, que não compreendeu o enunciado da questão. Nesse momento, oriente o aluno sobre a interpretação do enunciado e prepare atividades em que ele necessite dos comandos corretos e completos para efetuar as tarefas. Trabalhe com atividades semelhantes àquela que foi solicitada na questão, pedindo-lhe que escreva elementos naturais e culturais presentes em ambientes como a escola. 

Caso algum aluno marque a alternativa D, possivelmente, não esteve atento à observação da paisagem em questão. Nesse caso, trabalhe atividades que desenvolvam a habilidade do aluno de identificação de elementos culturais da paisagem a partir dos elementos visíveis. Solicite ao aluno, como lição de casa, que ele visite uma praça próxima ao local onde mora e anote os três primeiros elementos culturais que conseguir visualizar, e, se possível, tire uma fotografia, levando-a em formato digital para mostrar aos colegas, se possível, por meio de um projetor ou em um computador.

8. Esta questão avalia a habilidade do aluno de reconhecer a paisagem onde predominam os elementos naturais.  

Resposta: Alternativa B.

Caso algum aluno marque as alternativas A, C ou D, possivelmente, ele não tenha percebido que essas paisagens contêm elementos culturais junto aos naturais. Nesse caso, explique-lhe que mesmo que a paisagem contenha elementos naturais, elas possuem a interferência humana em sua composição. Uma estrada aberta em meio à uma floresta já caracteriza a paisagem como cultural. Solicite ao aluno que crie um cartaz, dividido ao meio, cujos títulos sejam: Paisagens naturais e Paisagens culturais. O aluno deve colar imagens para completar os dois lados do cartaz e apresentá-lo aos demais colegas da turma ou pode fixá-lo na parede da sala de aula até o término do trabalho com esse conteúdo. 

9. Esta questão avalia a habilidade do aluno de interpretar o texto referente às transformações da paisagem pela ação do ser humano na sociedade. 

Resposta: Espera-se que o aluno marque um X na resposta SIM, mostrando que, através da leitura do texto, percebeu a passagem do tempo da época em que o depoente era criança até sua fase de maior idade. Espera-se também que o aluno mencione que a cidade mudou com o aumento de prédios e o movimento de carros e pessoas e que escreva que o ser humano, por meio de seu trabalho, foi responsável por toda essa mudança. 

Caso algum aluno não mencione as respostas esperadas, possivelmente, não tenha compreendido, no texto lido, que as transformações mencionadas pelo Sr. Pedro foram ocasionadas pela ação do homem, mudando a paisagem para atender às suas necessidades.  

Nesse caso, trabalhe com os alunos atividades que estimulem os saberes referentes à habilidade de perceber que o ser humano é um agente transformador da paisagem e faz isso para atender suas necessidades. Se possível, oriente a turma a realizar uma entrevista com algum familiar, fazendo perguntas que levem os alunos a perceberem as mudanças ocorridas para atender a determinadas necessidades. Sugestões de perguntas: 

Vocês já fizeram alguma reforma na casa ou alguém da nossa família já fez reforma?

Qual foi o motivo? 

Por que é importante realizar mudanças nos espaços?

10. Esta questão avalia a habilidade do aluno de compreender a finalidade pela qual o ser humano transforma as paisagens. 

Resposta: Alternativa D.

Caso algum aluno marque as alternativas A, B ou C, possivelmente, ele não tenha compreendido que na fotografia 1 o ser humano estava preparando o terreno para o plantio do milho que apareceu na fotografia 2, mostrando assim que não desenvolveu a habilidade de percepção das finalidades pelas quais o ser humano transforma uma paisagem. Nesse caso, faça uma roda de conversa a respeito de algumas dessas finalidades, como produção de alimento, construção de casas, criação de animais, melhoria das ruas, crescimento das cidades, entre outras coisas. Em um segundo momento, monte um diagrama com letras aleatórias para os alunos procurarem entre elas as palavras que correspondem às finalidades mencionadas acima, solicitando a eles que, ao encontrarem, construam frases com elas. 

11. Esta questão avalia a habilidade do aluno de reconhecer que a paisagem do lugar onde ele vive também passa por transformações. 

Resposta: Espera-se que o aluno desenhe uma construção que tenha percebido no caminho de casa para a escola ou uma obra na cidade de pavimentação, entre outras possibilidades. 

Caso algum aluno não demonstre essa percepção de transformação em seu desenho, possivelmente, ele não entendeu que as transformações também ocorrem no lugar onde ele vive. Nesse caso, trabalhe com o aluno imagens antigas e atuais da cidade onde moram, percebendo o que mudou e o que permaneceu igual com o passar dos anos. Aproveite a oportunidade para trabalhar a passagem do tempo, datando as fotografias e calculando quanto tempo se passou da primeira para a última fotografia em questão.  

12. Esta questão avalia a habilidade do aluno de reconhecer que a paisagem do lugar onde ele vive também passa por transformações, seja provocadas pelo ser humano ou pela natureza.  

Resposta: Espera-se que o aluno marque a alternativa que condiz com a transformação registrada. 

Caso algum aluno marque a alternativa “Ação da natureza” e a transformação em questão não tenha sido provocada por vendavais ou excesso de chuva ou ainda por ressaca do mar, entre outras, possivelmente, ele não tenha associado as transformações ocorridas com o trabalho do ser humano. Nesse caso, providencie atividades que estimulem a percepção do aluno e a habilidade de identificar transformações nas paisagens provocadas pelo ser humano, diferenciando-as daquelas que foram ocasionadas pela natureza. Leia com os alunos o livro A jararaca, a perereca e a tiririca, de Ana Maria Machado, que conta um pouco sobre a transformação das paisagens ocasionadas pela ação do ser humano. Outra atividade como sugestão é escrever frases em pequenos pedaços de papel e pedir ao aluno que realize um sorteio, lendo e mencionando se foi o ser humano ou a natureza o agente transformador.   

Exemplos:

Uma ventania muito forte destelhou casas de uma pequena cidade. – Agente transformador: natureza. 

A cidade cresceu e mais ruas do bairro foram asfaltadas. Agente transformador: ser humano. 

A chuva de granizo destruiu a plantação de alface do seu Francisco. – Agente transformador: natureza. 

Será construída mais uma indústria no bairro das Araucárias. – Agente transformador: ser humano. 

13. Esta questão avalia a habilidade do aluno de reconhecer as transformações nas paisagens ocorridas por ações de elementos naturais ao longo dos anos.   

Resposta: Alternativa C. 

Caso algum aluno marque a alternativa A, é provável que ele não tenha compreendido o enunciado da questão, pois neste era mencionado o elemento da natureza como agente transformador. Nesse caso, providencie atividades que mostrem ações do ser humano modificando as paisagens. Sugira ao aluno que recorte imagens de homens trabalhando na modificação da paisagem, seja na área rural ou na área urbana. 

Caso algum aluno marque a alternativa B, possivelmente, não tenha compreensão de que o trovão é apenas um barulho e que este não provoca alteração na paisagem. Nesse caso, faça uma roda de conversa com os alunos para explicar que um raio ou um relâmpago pode causar modificação no local de sua queda, pela incidência de possível incêndio, porém o trovão é apenas o ruído produzido e, portanto, não é um agente transformador. 

Caso algum aluno marque a letra D, possivelmente, ele não verificou que a paisagem apresentada não fica próxima ao mar. Nesse caso, trabalhe com o aluno atividades que mostrem imagem de ondas, as quais, com o passar dos anos, podem causar buracos em rochas. 

Aproveite a oportunidade e explique aos alunos que algumas cidades do mundo que crescerem pela ação do trabalho do ser humano com a modificação de suas paisagens, também podem sofrer transformações originadas da ação da natureza, como tsunamis, furacões e terremotos.

Sugira aos alunos uma pesquisa de imagens de transformações ocorridas pela ação da natureza de forma lenta, como a formação das falésias e esculturas de arenito, e também de imagens de transformações bruscas e rápidas, como a ação de um terremoto. 

14. Esta questão avalia a habilidade do aluno de identificar os agentes transformadores presentes nas paisagens naturais.   

Resposta: Alternativa B. 

Caso algum aluno marque as alternativas A, C ou D, possivelmente, ele não conseguiu identificar esses elementos nem pelas imagens e nem pelas legendas das fotografias. Nesse caso, resgate esse conteúdo com atividades que apresentem as diferenças na ação de cada agente natural que transforma as paisagens. Monte uma maquete utilizando massinha de modelar, gel de cabelo e sucatas em geral, caracterizando uma paisagem transformada por agentes naturais. 

15. Esta questão avalia a habilidade do aluno de reconhecer os riscos provocados nas transformações das paisagens pela ação desordenada do ser humano.     

Resposta: 2 – 1 – 3.  

Caso algum aluno inverta a ordem dos números, irá mostrar que possivelmente não conseguiu construir o texto respeitando uma ordem de ocorrência dos fatos. Nesse caso, crie atividades que levem o aluno a construir sequências de acontecimentos diferenciadas, respeitando o tempo das ações. Monte trios de imagens que apresentem a transformação de determinada paisagem, mostrando como consequência a destruição pelas más ações. 

Exemplos: 

1 – Mata fechada.

2 – Corte das árvores.

3 – Criação de gado.

1 – Rio com mata ciliar. 

2 – Destruição da mata ciliar.

3 – Assoreamento do rio.    

1 – Reserva florestal.

2 – Queimada.

3 – Extinção dos animais.

Aproveite e trabalhe com os alunos algumas atitudes que poderiam ser tomadas para que situações como o desmatamento desordenado, as queimadas, o assoreamento dos rios e os deslizamentos de encostas fossem evitados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário