Circulação atmosférica e oceânica - Exercício 8ºano - EF08CI14


Considere as afirmativas a seguir, relacionadas a fatores que interferem nos climas regionais: 

I. As correntes oceânicas frias deslocam água do degelo das calotas polares e contribuem para diminuir a temperatura de lugares como a Islândia.

II. As diferenças de aquecimento e de pressão entre duas regiões da superfície terrestre geram ventos, fazendo com que o ar se desloque das regiões de pressão mais baixa para regiões de pressão mais alta.

III. Os desertos são influenciados por correntes marítimas frias, que causam chuvas sobre o oceano, fazendo com que massas de ar sem umidade cheguem ao continente.

IV. A altitude também influencia o clima de uma região. Em áreas de elevada altitude as temperaturas são baixas, mesmo em locais próximos ao Equador.

As afirmações corretas são:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

Objeto de conhecimento:
Clima

Habilidade:
(EF08CI14)
Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.

Justificativas

a)
O estudante que selecionou esta alternativa não identificou que as afirmativas I e II estão incorretas, pois as correntes oceânicas frias se deslocam para regiões próximas ao Equador e acabam amenizando as temperaturas mais elevadas nesses locais; e o ar se move de regiões de maior pressão, próximas aos trópicos, para as regiões de menor pressão, próximas à linha do Equador.

b)
O estudante que selecionou esta alternativa identificou que a afirmativa III está correta, mas não compreendeu que a afirmativa I está incorreta, pois as correntes oceânicas frias se deslocam para regiões próximas ao Equador e acabam amenizando as temperaturas mais elevadas nesses locais.

c)
O estudante que selecionou esta alternativa identificou que a afirmativa III está correta, mas não compreendeu que a afirmativa II está incorreta, pois o ar se move de regiões de maior pressão, próximas aos trópicos, para as regiões de menor pressão, próximas à linha do Equador.

d)
O estudante que selecionou esta alternativa identificou que a afirmativa IV está correta, mas não compreendeu que a afirmativa II está incorreta, pois o ar se move de regiões de maior pressão, próximas aos trópicos, para as regiões de menor pressão, próximas à linha do Equador.

e)
O estudante que selecionou esta alternativa relacionou corretamente os climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica, identificando que as afirmativas III e IV estão corretas e que as afirmativas I e II estão incorretas. (CORRETA)

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erraram esta questão não relacionaram os climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra. Para dirimir dúvidas, o professor pode retomar o tema e projetar um modelo geral de circulação atmosférica da Terra que mostre as correntes de convecção de ar e interpretá-lo com a participação dos estudantes. Entre outras coisas, eles devem explicar a causa das diferenças de pressão atmosférica e de temperatura e o sentido da movimentação dos ventos. Em seguida, o professor pode repetir a mesma experiência, agora com a projeção de um mapa das correntes marítimas da Terra e das regiões desérticas e de clima seco.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário