EF03LP15 - Atividade de coesão 3ºano fundamental - Leitura A Viuvinha


1. Converse com os alunos sobre a finalidade da sequência didática: ler trecho da obra A Viuvinha, de José de Alencar, para identificar palavras que substituem outras a fim de recuperar sentidos e informações, dando coesão ao texto.

2. Entregue uma cópia do Anexo aos alunos. Antes de ler o texto, faça uma pequena apresentação do autor, José de Alencar (1829-1877). Alencar foi expoente máximo de um dos movimentos mais revolucionários da literatura: o Romantismo. Comente com os alunos que ele foi um grande escritor brasileiro, nascido no Ceará, formado em Direito, mas que atuou como jornalista e político, chegando a ser Ministro da Justiça (1868-1870). Sua vasta obra é constituída de romances, crônicas, críticas e teatro, sempre voltada para a representação da história e da cultura popular brasileira. Em muitas delas, explorou o indígena como herói nacional.

3. Feita essa pequena introdução, comente com os alunos que A Viuvinha é um romance de 1857, que narra a história de Jorge e Carolina. Carolina, a heroína, é jovem, rica, delicada, de olhos negros e apaixonados. Jorge é um herói rico, jovem, honesto, que foi criado por um tutor, o Sr. Almeida. O Sr. Almeida é quem conta ao rapaz que o nome do pai dele está em desonra, por conta de umas dívidas. Envergonhado, Jorge forja a própria morte na noite de núpcias para ter tempo de limpar o nome de seu pai. Depois de algum tempo, com honra e dinheiro, volta para Carolina, que nunca desistiu de o esperar.

OBJETIVO GERAL

Compreender o emprego de sinônimos (coesão lexical) e de pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos (anáforas) para recuperar informações dando coesão ao texto.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Favorecer o desenvolvimento das seguintes habilidades do componente curricular Língua Portuguesa:

(EF03LP08) Localizar informações explícitas em textos.

(EF03LP10) Inferir informações implícitas de fácil identificação, em textos.

(EF03LP15) Recuperar substituições, ao longo do texto, de palavra por sinônimos (coesão lexical) ou por pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos (anáforas).

(EF03LP30) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na frase: sujeito, predicado, objeto direto. 

(EF03LP32) Identificar, em textos, pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos que substituem palavras anteriores (pronomes anafóricos).

(EF35LP05) Ler textos de diferentes extensões, silenciosamente e em voz alta, com crescente autonomia e fluência (padrão rítmico adequado e precisão), de modo a possibilitar a compreensão.

(EF35LP13) Reconhecer o texto literário como expressão de identidades e culturas.

PROPOSTA DE AULA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário