Exercício sobre previsão do tempo 8ºano com gabarito - EF08CI15


Considere as afirmativas a seguir relacionadas à previsão do tempo:

I. Barômetros, termômetros e higrômetros são exemplos de instrumentos utilizados em estações meteorológicas para a previsão do tempo.

II. Mudanças na pressão atmosférica são um fator pouco relevante na previsão do tempo. 

III. Informações sobre a umidade do ar podem auxiliar na previsão de chuvas intensas; a divulgação desses dados informa a população sobre os riscos de deslizamentos de terra e enchentes.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I.
b) II.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e III.

Objeto de conhecimento:
Clima

Habilidade:
(EF08CI15)
Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

Justificativas

a)
O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a afirmativa III também é correta.

b)
O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a afirmativa II é incorreta, pois mudanças na pressão atmosférica afetam significativamente o tempo e por isso costumam ser constantemente monitoradas pelos meteorologistas.

c)
O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a afirmativa II é incorreta, pois mudanças na pressão atmosférica afetam significativamente o tempo e por isso costumam ser constantemente monitoradas pelos meteorologistas.

d)
O estudante que selecionou esta alternativa reconheceu, corretamente, barômetros, termômetros e higrômetros como exemplos de aparelhos utilizados em estações meteorológicas, e identificou a pressão atmosférica e a umidade do ar como variáveis envolvidas na previsão do tempo, compreendendo sua importância para a sociedade. (CORRETA)

e)
O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a afirmativa I também é correta e que a afirmativa II é incorreta, pois mudanças na pressão atmosférica afetam significativamente o tempo e por isso costumam ser constantemente monitoradas pelos meteorologistas.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erraram esta questão não identificaram as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e os aparelhos usados para medi-las, e não compreenderam a importância dessas informações para a sociedade. Para dirimir dúvidas, o professor pode pedir aos estudantes que, em grupos de cinco pessoas, citem exemplos de como a previsão do tempo pode ser útil no dia a dia das pessoas e para o desenvolvimento de atividades como turismo, agricultura, aviação, etc. Em seguida, eles devem consultar na internet ou em jornal impresso um boletim meteorológico recente de sua cidade ou de alguma localidade brasileira e interpretá-lo, identificando as principais variáveis medidas. Por fim, eles devem identificar os equipamentos usados nas estações meteorológicas para a medição dessas variáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário