Exercício sobre Revolução Industrial 8ºano com gabarito (EF08HI03)


Leia o texto a seguir.

Quarenta e oito milhões de passageiros utilizaram as ferrovias do Reino Unido em um único ano (1845). Homens e mulheres já podiam ser transportados ao longo de três mil milhas de via férrea na Grã-Bretanha (1846) – e, antes de 1850, mais de seis mil – e ao longo de nove mil milhas nos Estados Unidos. Serviços regulares de navio a vapor já ligavam a Europa com a América e com as índias.

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções: Europa (1789-1848). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. p. 343.

A Revolução Industrial foi importante para o desenvolvimento das comunicações e para o intercâmbio de pessoas e produtos. Com base no texto, explique qual foi o papel das ferrovias nesse processo de conexão e circulação de mercadorias durante o século XIX.

Objeto (s) de conhecimento:
Revolução Industrial e seus impactos na produção e na circulação de povos, produtos e culturas.

Habilidade:
(EF08HI03)
Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e na circulação de povos, produtos e culturas.

Grade de correção


O aluno deve apontar, resumidamente, que a comunicação e o transporte de pessoas e mercadorias foram facilitados com o advento das ferrovias. Ao longo do século XIX, as locomotivas encurtaram distâncias, permitindo uma comunicação mais rápida, bem como o deslocamento de pessoas, pois diversos países, a partir do século XIX, foram cortados pelas linhas férreas, favorecendo também o intercâmbio de culturas e produtos.


X
O aluno que não relacionar os aspectos citados deverá ter sua resposta considerada incorreta.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Caso a turma apresente rendimento insuficiente na questão, explique aos alunos que, antes da Primeira Revolução Industrial, do advento das locomotivas e dos navios a vapor, as conexões mundiais já existiam, mas que elas foram facilitadas pela tecnologia desenvolvida no período. É importante demonstrar como a circulação de pessoas sofreu o impacto das novas tecnologias, assim como o comércio, ressaltando sempre o papel central dos meios de transportes, como a ferrovia. Caso ainda não consigam compreender o papel fundamental desses inventos, faça um recorte de filmes de faroeste que apontem as ferrovias como protagonistas de novos modos de viver e de consumir (Indicação: The Great Train Robbery,

Dir. Edwin S. Porter, 1903.
Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=zuto7qWrplc>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário