Iluminismo - Exercício com gabarito 8ºano - Habilidade EF08HI01


1. Leia o trecho a seguir.

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade […].

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Título II. Art 5º.
Disponível em:
<www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_15.12.2016/art_5_.asp>. 

O Iluminismo, movimento cultural amplo que se desenvolveu na Europa entre os séculos XVII e XVIII, contribuiu para difundir princípios que influenciam a organização social e política de vários países do mundo contemporâneo, sobretudo as democracias ocidentais. Sendo assim, analise o trecho da Constituição Federal do Brasil, de 1988, e aponte quais ideais iluministas referentes à igualdade dos indivíduos estão presentes nela.

Objeto(s) de conhecimento:
A questão do Iluminismo e da ilustração

Habilidade:
(EF08HI01)
Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.

Grade de correção


Entre as ideias que os iluministas defendiam, pode-se citar o princípio da igualdade jurídica. No mundo contemporâneo, os direitos dos indivíduos adquiriram suma importância para a manutenção de um Estado que defende seus constituintes. 

O Artigo 5º da Constituição brasileira deixa claro tanto a importância da individualidade do sujeito como seu direito à igualdade de tratamento. Portanto, o aluno deve associar essas duas noções em sua resposta. 

X
Desconsidere respostas que abarquem apenas a ideia da igualdade jurídica entre as pessoas na composição do pensamento iluminista inicial. A resposta precisa associar o conceito à realidade brasileira. 

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Caso a turma apresente rendimento insuficiente na questão, realize um debate em sala de aula a respeito das questões do Iluminismo do século XVIII e seus desdobramentos na longa duração, discutindo a visão preconceituosa da sociedade brasileira em relação aos negros, indígenas e imigrantes de países não europeus. Comente, ao longo da discussão, a ideia de igualdade jurídica e traga para a sala de aula notícias impressas em que se verifique a lei sendo aplicada de forma diferente entre pessoas abastadas e pessoas mais pobres. Debata a ideia do princípio da igualdade entre as pessoas, indicando que ela é essencial para o pleno funcionamento da sociedade. Dessa forma, espera-se que o aluno compreenda que as ideias do Iluminismo têm influência até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário