Napoleão e o Iluminismo - Exercício com gabarito 8ºano (EF08HI01)

 


Leia o trecho a seguir.

O imperador considerava que “o vício das nossas instituições consiste em não ter nada que fale à imaginação. Somente com o seu concurso pode-se governar o homem. Sem a imaginação, ele é um bruto”. Daí a grande importância que o imperador conferiu ao teatro […]. Napoleão insere-se, assim, no contexto da reação ao Iluminismo, embora também receba a influência dessa corrente.

RODRÍGUEZ, Ricardo. Napoleão Bonaparte: Imperador dos franceses – duzentos anos 1804-2004. Disponível em:
<www.ecsbdefesa.com.br/fts/Napoleão.pdf>. 

Considerando o texto, é possível compreender que Napoleão se relacionou com o Iluminismo por meio do:

a) Consulado, com a criação do Código Civil e do ensino público.

b) Consulado, a partir da criação do Banco da França.

c) Império, pela unificação do poder político em suas mãos.

d) Império, por meio de conquistas militares e guerras.

Objeto (s) de conhecimento:
A questão do Iluminismo e da ilustração

Habilidade:
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.

Justificativas

a) A criação do Código Civil e do ensino público indicam que Napoleão – assim como o suporte demonstra – teve relações com o Iluminismo em seus governos, apesar de não poder ser efetivamente chamado de “iluminista”. O Código Civil pregou a liberdade individual, fim dos privilégios jurídicos de acordo com a classe e direito à propriedade privada. O ensino público, por sua vez, possuía caráter laico e defendia o acesso universal à educação. (CORRETA)

b) A criação do Banco Nacional da França não se relaciona a nenhum ideal iluminista, mas muito mais às ideologias liberais.

c) A centralização do poder político nas mãos de um soberano contradiz os ideais iluministas, já que seguia um modelo muito parecido ao do Antigo Regime.

d) Guerras e poder militar contradizem os ideais iluministas, pois seguem um modelo semelhante ao das monarquias absolutistas. Dessa forma, não é possível associar o período do Império Napoleônico aos ideais iluministas.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Caso a turma apresente rendimento insuficiente na questão, procure sistematizar, verbalmente, quais eram as principais características do Iluminismo. Depois, questione a turma em quais momentos da trajetória de Napoleão seria possível verificar tais elementos, buscando conduzir a discussão para que os estudantes percebam em quais pontos Napoleão se aproximou e em quais se distanciou do Iluminismo em seu governo. Dessa forma, espera-se que os alunos compreendam que, apesar de a ideologia iluminista ter guiado a Revolução e estar grandemente presente nas decisões e instituições napoleônicas, a atuação dos indivíduos é, muitas vezes, contraditória em relação à própria ideologia que proclamam.

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