O imperador considerava que “o vício das nossas instituições consiste em não ter nada que fale à imaginação. Somente com o seu concurso pode-se governar o homem. Sem a imaginação, ele é um bruto”. Daí a grande importância que o imperador conferiu ao teatro […]. Napoleão insere-se, assim, no contexto da reação ao Iluminismo, embora também receba a influência dessa corrente.
RODRÍGUEZ, Ricardo. Napoleão Bonaparte: Imperador dos franceses – duzentos anos 1804-2004. Disponível em:
<www.ecsbdefesa.com.br/fts/Napoleão.pdf>.
Considerando o texto, é possível compreender que Napoleão se relacionou com o Iluminismo por meio do:
a) Consulado, com a criação do Código Civil e do ensino público.
b) Consulado, a partir da criação do Banco da França.
c) Império, pela unificação do poder político em suas mãos.
d) Império, por meio de conquistas militares e guerras.
Objeto (s) de conhecimento:
A questão do Iluminismo e da ilustração
Habilidade:
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Justificativas
a) A criação do Código Civil e do ensino público indicam que Napoleão – assim como o suporte demonstra – teve relações com o Iluminismo em seus governos, apesar de não poder ser efetivamente chamado de “iluminista”. O Código Civil pregou a liberdade individual, fim dos privilégios jurídicos de acordo com a classe e direito à propriedade privada. O ensino público, por sua vez, possuía caráter laico e defendia o acesso universal à educação. (CORRETA)
b) A criação do Banco Nacional da França não se relaciona a nenhum ideal iluminista, mas muito mais às ideologias liberais.
c) A centralização do poder político nas mãos de um soberano contradiz os ideais iluministas, já que seguia um modelo muito parecido ao do Antigo Regime.
d) Guerras e poder militar contradizem os ideais iluministas, pois seguem um modelo semelhante ao das monarquias absolutistas. Dessa forma, não é possível associar o período do Império Napoleônico aos ideais iluministas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Caso a turma apresente rendimento insuficiente na questão, procure sistematizar, verbalmente, quais eram as principais características do Iluminismo. Depois, questione a turma em quais momentos da trajetória de Napoleão seria possível verificar tais elementos, buscando conduzir a discussão para que os estudantes percebam em quais pontos Napoleão se aproximou e em quais se distanciou do Iluminismo em seu governo. Dessa forma, espera-se que os alunos compreendam que, apesar de a ideologia iluminista ter guiado a Revolução e estar grandemente presente nas decisões e instituições napoleônicas, a atuação dos indivíduos é, muitas vezes, contraditória em relação à própria ideologia que proclamam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário