Plano de aula de Ciências 4ºano BNCC - Seres vivos e seus hábitos alimentares - EF04CI04 - Atividade lúdica: jogo

 

PROPOSTA DE ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR
Título: O que os animais comem
Duração: 2 aulas

Introdução
Nesta sequência didática os alunos tomam contato com o trabalho de um biólogo de campo e obtêm informações sobre os hábitos alimentares dos animais existentes no Pantanal Mato-grossense.
Em seguida, participam da realização de um jogo que tem por tema as relações alimentares dos animais estudados, confeccionando as cartas de um baralho para o jogo e redigindo pequenos textos descritivos.

Objetivos de aprendizagem
(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
  • Ter contato com o trabalho de um biólogo de campo.
  • Obter informações sobre os hábitos alimentares de um animal por meio de textos.
  • Fazer pesquisas bibliográficas em fontes de informação confiáveis.
  • Selecionar informações sobre seres vivos de um ambiente específico, como o Pantanal, por exemplo.
  • Elaborar fichas de pesquisa na forma de cartas para produzir um jogo.
Recursos e materiais necessários
• Caderno.
• Caneta (azul ou preta) ou lápis preto.
• Canetas coloridas ou gizes de cera.
• Cola.
• Papel sulfite.
• Papel-cartão (ou papelão de caixas de sapatos).
• Régua.
• Tesoura de pontas arredondadas.
• Textos variados sobre seres vivos existentes no Pantanal e seus hábitos alimentares.
DESENVOLVIMENTO

Aula 1
Duração: uma aula de 45 minutos
Organização dos alunos: individual e em grupos (grandes e pequenos)

1ª atividade: atividade em grande grupo com 5 minutos de duração
Ofereça aos alunos um texto que explique como os cientistas estudam os hábitos alimentares dos seres vivos. Como atividade pré-leitura, incentive os alunos a responder: Como os cientistas fazem para descobrir os hábitos alimentares dos seres vivos?.

2ª atividade: atividade individual com 10 minutos de duração
Convide os alunos a fazer uma primeira leitura individual do texto. Durante a leitura, deverão marcar as informações que considerarem mais importantes.

3ª atividade: atividade em pequenos grupos com 10 minutos de duração
Na sequência, poderão refazer a leitura do texto em duplas. Cada dupla deverá compartilhar as marcações feitas e chegar a um consenso sobre quais são as informações mais importantes do texto.

4ª atividade: atividade em pequenos grupos com 10 minutos de duração
Uma terceira leitura pode ser feita de forma teatral. Tendo como base o conteúdo de um dos textos, dois alunos deverão representar uma entrevista: um deles deve ser o entrevistador e fará perguntas relacionadas ao texto que acabaram de ler; o outro será o entrevistado e deverá responder a essas perguntas. Depois os alunos poderão inverter os papéis. O desafio nessa terceira leitura será aplicar as ênfases adequadas, de forma a salientar no discurso oral as informações que merecem maior destaque.

5ª atividade: atividade em pequenos grupos com 10 minutos de duração
Por fim, peça à dupla de alunos para que façam esquemas, como forma de sintetizar as informações apresentadas no texto.

Dicas e atividades complementares
Tarefa de casa: os alunos poderão fazer pesquisas sobre o Pantanal, dando ênfase aos seres vivos ali encontrados e a seus hábitos alimentares. Essas pesquisas serão compartilhadas na aula seguinte.
 
Durante as sessões de leitura, faça perguntas aos alunos que os ajudem a focar a atenção em determinadas informações do texto. Por exemplo: “Alguém já viu um ... (macaco-prego, por exemplo)?”; “Do que vocês imaginam que os ... (macacos-prego) se alimentam?”; “Como vocês imaginam que podemos descobrir do que os ... (macacos-prego) se alimentam?”. 

Aula 2
Duração: uma aula de 45 minutos
Organização dos alunos: em grupos (pequenos e grandes)
1ª atividade: atividade em grande grupo com 15 minutos de duração
Inicie a aula com uma roda de conversa, no centro da qual devem estar as pesquisas que os alunos fizeram sobre hábitos alimentares de seres vivos do Pantanal. O ideal é que cada criança fale brevemente sobre o ser vivo que pesquisou e do que ele se alimenta.

2ª atividade: atividade em pequenos grupos com 25 minutos de duração
Organize as crianças em trios com a tarefa de fazer as cartas para o “Jogo das relações alimentares”. Trata-se de um jogo de baralho para o qual os alunos deverão confeccionar as cartas com imagens e descrições de animais encontrados no Pantanal. Utilize as informações adquiridas nas pesquisas que os alunos compartilharam na 1ª atividade. A ideia é que as crianças manipulem e compartilhem todo o material bibliográfico que têm à disposição para elaborar as cartas do baralho, com a imagem do ser vivo, seu nome e um pequeno texto com suas características e seus hábitos alimentares. Depois de confeccionadas as cartas, sugira que os alunos colem suas produções no papel-cartão (papelão de caixas de sapatos também serve para esse fim!) para deixar o baralho mais firme. Depois disso, ele estará pronto para iniciar o jogo. 

3ª atividade: atividade em grande grupo com 5 minutos de duração
Depois que todos os trios tiverem um conjunto de cartas pronto, é hora de começar o jogo! Os jogadores receberão algumas das cartas confeccionadas; as demais ficarão em um monte. O primeiro aluno a jogar lança uma carta de um animal que come plantas, por exemplo. O segundo a jogar deve lançar uma carta de um animal que se alimenta daquele ser vivo descartado na mesa. Quem não tiver uma carta adequada deve comprar uma carta do monte de cartas não distribuídas. Se, ainda assim, não conseguir uma carta adequada, aguardará a próxima rodada para jogar. O jogo terminará quando acabarem todas as cartas do monte. Ganhará o jogo quem terminar com menos cartas na mão.

A antes de iniciar o jogo, você pode propor que os trios juntem todas as cartas em um único monte. Dessa maneira, cada grupo jogará com um conjunto de cartas feito pelos demais colegas de classe.

Dicas e atividades complementares
Procure contribuir para a roda de conversa levando para as aulas material bibliográfico sobre o Pantanal e os seres vivos ali encontrados. Dê ênfase para seres vivos que as crianças não apresentaram nos levantamentos bibliográficos que fizeram.
Tarefa de casa: peça aos alunos que, no material bibliográfico pesquisado, procurem informações relacionadas à aparência do animal do Pantanal que escolherem pesquisar e aos seus hábitos alimentares.
Aferição de aprendizagem
Utilize as produções feitas pelos alunos para verificar a apropriação dos conceitos trabalhados nas pesquisas e nas aulas.
Depois dos alunos terem feito as pesquisas bibliográficas e as cartas do jogo, peça a eles que elaborem uma lista ampliada de animais do Pantanal e seus hábitos alimentares. Aproveite para lhes dizer quanto estão ampliando o seu repertório.
Os alunos poderão usar as cartas que fizeram para brincar com o “Jogo das relações alimentares” em um horário diferente das aulas. Esteja atento e observe, nas situações de jogo, a maior ou menor fluência com que os alunos indicam os hábitos alimentares dos animais citados durante o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário