Produção de texto instrucional (3ºano) EF03LP01, EF03LP03, EF03LP06, EF35LP07, EF35LP09, EF35LP10, EF35LP11

Os jogos e as brincadeiras contribuem com o aprendizado, pois fazem parte do cotidiano dos alunos. São um recurso dos mais significativos, pois permitem a interação, o convívio baseado em regras, a resolução de conflitos, a cooperação e, por que não, a diversão! 

A proposta dessa SD é partir dessa riqueza de elementos e possibilitar o desenvolvimento de habilidades que se relacionam com o eixo da escrita, particularmente, mas não excluem os eixos da leitura e dos conhecimentos linguísticos. 

OBJETIVO GERAL 
Produção de um texto instrucional em duplas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Favorecer o desenvolvimento das seguintes habilidades do componente curricular Língua Portuguesa:

(EF03LP01) Interagir com os colegas e o professor, de modo a contribuir com a construção de uma relação comunicativa produtiva em sala de aula, respeitando as opiniões divergentes.

(EF03LP03) Identificar e respeitar as características dos turnos da conversação (alternância dos participantes que se revezam nos papéis de falante e ouvinte).

(EF03LP06) Usar estratégias de escuta de textos, em situações formais: escutar os outros, esperar sua vez para falar e solicitar esclarecimentos (sobre o assunto em foco e o significado de palavras desconhecidas).

(EF35LP07) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização, estrutura; o tema e assunto do texto.

(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

(EF35LP10) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

(EF35LP11) Reescrever o texto incorporando as alterações feitas na revisão e obedecendo às convenções de disposição gráfica, inclusão de título, de autoria.

PROPOSTA DE AULA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR



Nenhum comentário:

Postar um comentário