Revolução Gloriosa - Exercício com gabarito 8ºano - Habilidade EF08HI02

Leia o texto abaixo.

[…] Por exemplo, se você tomar o Estado britânico, a Revolução Gloriosa, de 1688, baseou-se em colocar limites ao poder da monarquia como resultado de choques entre os barões e o rei; reformas posteriores resultaram de conflitos entre aristocratas e comerciantes, depois entre comerciantes e a classe trabalhadora. É assim que um Estado normal se desenvolve, e é como as democracias liberais se formaram. 

NAGAOKA, Wilma. Varoufakis desafia a ditadura dos mercados. Jornal Presenzza, 2 fev. 2016. 

Disponível em:
<www.pressenza.com/pt-pt/2016/02/varoufakis-desafia-a-ditadura-dos-mercados/>. 

A Revolução Gloriosa promoveu grandes transformações políticas na Inglaterra. Com base na leitura do texto, descreva quais foram essas transformações e a importância delas para o desenvolvimento econômico inglês.

Objeto(s) de conhecimento:
As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo

Habilidade:
(EF08HI02)
Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.

Grade de correção


O aluno deve apontar que a Revolução Gloriosa instaurou a monarquia parlamentar, em que o poder político não é exercido pelo monarca, mas por um gabinete de governo fiscalizado pelo Parlamento. Na economia, essa revolução favoreceu o desenvolvimento do comércio inglês, pois houve investimento em navios que, entre outras coisas, levavam africanos escravizados para a América.

No campo religioso e das ideias, nesse momento, os ingleses puderam desfrutar maior liberdade religiosa e de expressão. Com um governo que incentivava o comércio, a economia inglesa cresceu.

X
A resposta deve estar completa, ou seja, precisa contemplar todos os fatores elencados pelo livro como concernentes positivamente à Revolução Gloriosa. Não considere respostas que apresentem apenas um dos desdobramentos, justamente porque o aluno precisa entender que os fatores estão interligados.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Caso os alunos apresentem rendimento insuficiente na questão, apresente reportagens sobre a família real britânica e questione o conhecimento deles sobre o cenário político atual da Inglaterra. Com base na contextualização do conhecimento dos alunos, volte a atenção para a Revolução Gloriosa e como ela foi importante para a consolidação do projeto político que vigora até os dias atuais. Peça aos alunos que elaborem, como dever de casa, um trabalho sobre a monarquia “ontem e hoje”, considerando pontualmente, no passado, o período da Revolução Gloriosa. Dessa forma, espera-se que a turma compreenda a importância e os impactos desse evento para a Inglaterra e para o universo diplomático e político europeu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário