Variação linguística e preconceito 3ºano fundamental - Atividade - EF03LP01, EF35LP02, EF35LP03, EF35LP04 (plano de aula BNCC)

 


OBJETIVO GERAL
Conhecer mais as variações linguísticas.

OBJETIVO ESPECÍFICO 
Favorecer o desenvolvimento das seguintes habilidades do componente curricular Língua Portuguesa:
(EF03LP01) Interagir com os colegas e o professor, de modo a contribuir com a construção de uma relação comunicativa produtiva em sala de aula, respeitando as opiniões divergentes.
(EF35LP02) Identificar fatores determinantes de registro linguístico (formal, informal), como: contexto, ambiente, tema, estado emocional do falante, grau de intimidade entre os falantes.
(EF35LP03) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala.
(EF35LP04) Respeitar a variação linguística como característica de uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes camadas sociais, rejeitando preconceitos linguísticos. 

SUGESTÕES PARA VERIFICAR E ACOMPANHAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
É possível verificar e acompanhar a aprendizagem dos alunos, por meio de observações e anotações da professora que sintetizem os diferentes momentos trabalhados, como

1. As participações orais de cada aluno da turma, quando solicitado, no coletivo, a contribuir com o que foi proposto, como se dão: quem fala e não ouve; quem apenas ouve. Quais encaminhamentos poderão ser feitos para alterar esse quadro, de forma a garantir uma participação mais equilibrada?  

2. As reflexões sobre as variações linguísticas foram compreendidas pelos alunos? Como isso se deu?

3. Quais desafios existem ainda para serem enfrentados, no que se refere ao trabalho com as variações linguísticas e o preconceito linguístico? Houve e/ou há discriminação na turma quanto a certas variações linguísticas usadas por alguns alunos? Como isso foi tratado?

4. Os trabalhos em duplas favorecem as aprendizagens não somente do conteúdo específico, mas também da relação verbal das duas crianças, uma vez que todo ato de linguagem é uma negociação de sentidos. Assim, nas duplas, os papéis enunciativos (quem escreve, quem lê, quem fala, quem dita, quem ouve) são trocados/alternados ou estão “cristalizados”?

PROPOSTA DE AULA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

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