Atividade de História 6ºano - Rio Nilo - BNCC: EF06HI05, EF06HI07

Nesta sequência didática, o objetivo é que os alunos compreendam a importância do rio Nilo para o desenvolvimento da civilização egípcia e o legado que essa civilização deixou para sociedades contemporâneas, tanto em termos de organização política e social como em termos de desenvolvimento científico-tecnológico. Durante a sequência didática, os alunos também serão estimulados a pensar na importância que os rios têm na atualidade, nos impactos ambientais que afetam não apenas os rios mas também as sociedades e em quais ações podem ser tomadas para a redução dos danos ambientais.

Objetivos de aprendizagem

• Aprofundar o repertório dos alunos e conhecimento acerca do Egito antigo.

• Explicitar a importância do Nilo para o surgimento da civilização egípcia e como o seu aproveitamento está relacionado com o desenvolvimento da agricultura e a complexificação da estrutura social e política.

• Refletir acerca da importância dos rios para as sociedades.

• Desenvolver a leitura de mapas como uma ferramenta de pesquisa histórica.

Objetos de conhecimento e habilidades

As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização

(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.

Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos)

(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

PROPOSTA DE ATIVIDADE COMPLETA PARA BAIXAR E SALVAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário