Figuras de linguagem - Exercícios 8ºano - Sequência didática BNCC

PROPOSTA DE ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Objetivos de aprendizagem
Conhecer as figuras de linguagem e conseguir reconhecê-las em textos literários e canções.

Formular uma miniaula sobre o tema e apresentar para os colegas.

Objeto de conhecimento
Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.

Habilidade trabalhada:
(EF69LP48)
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico-espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

Objeto de conhecimento
Adesão às práticas de leitura.

Habilidade trabalhada:
(EF69LP49)
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.

Objeto de conhecimento
Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.

Habilidade trabalhada:
(EF69LP54)
Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

Objeto de conhecimento
Figuras de linguagem.

Habilidade trabalhada:
(EF89LP37)
Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

Tempo previsto: 5 aulas

Materiais necessários
Equipamento multimídia para reprodução de canções, folhas para imprimir textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário