Antônio Conselheiro - Guerra de Canudos - Exercício com gabarito - EF09HI02

 

CHAPMAN, Grover. A morte de Antônio Conselheiro. 1977. Gravura. Dimensões: 34,3 cm x 48,8 cm. Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro (RJ).

Com base na imagem:
a) Descreva a gravura e explique quem foi Antônio Conselheiro.
b) O que levava tantas pessoas a segui-lo?

Habilidade avaliada
EF09HI02: Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.

Respostas e comentários para o professor
a) Esta questão trata da Guerra de Canudos, um conflito importante para compreender as particularidades do início do período republicano no Brasil. Neste item, é esperado que os estudantes observem a imagem com atenção e descrevam os personagens representados: Antônio Conselheiro, morto, aparece ao centro, com uma bíblia e uma cruz à sua frente (elementos que marcam seu caráter religioso). Muitas pessoas estão à sua volta, velando seu corpo, incluindo mulheres e crianças; ao fundo, o Arraial de Canudos foi representado sendo incendiado. Espera-se ainda que os estudantes caracterizem Antônio Conselheiro como líder político e religioso de Canudos, com ideias monarquistas e caráter messiânico.

b) Para responder, os estudantes podem tecer comentários sobre as condições de vida precárias da população mais pobre do Nordeste. Sem acesso à terra, dada a má distribuição fundiária do país, e desassistidos pelo governo, esses sertanejos buscavam em Canudos melhores condições de moradia e trabalho sem a imposição direta dos coronéis e sob o alento religioso de Conselheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário