Atividade de Geografia 8ºano - Idade Neolítica na Pré-História (EF08GE01) Gabarito comentado

Leia o texto a seguir.

“Acredita-se que essa melhoria climática encorajou a migração dos povos da Idade Neolítica e do Bronze pelo vale do Danúbio procedentes do Oriente Próximo, dessa forma ajudando a transição do estágio da caça e da coleta para um modo de vida sedentário e agrícola na Europa ocidental.” 

Fonte: LEBON, J. H. G. Introdução à Geografia Humana. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970, p. 84.

De qual período histórico o texto trata? Caracterize o que foi a Revolução Neolítica e identifique países localizados no vale do Danúbio e no Oriente Próximo.

Habilidade avaliada
(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
GABARITO COMENTADO
Espera-se que os estudantes situem a Idade Neolítica na Pré-História, dentro da Idade das Pedras, por volta de 10.000 anos atrás, sendo sucedida pela Idade dos Metais, um período marcado pelo fim de uma intensa glaciação que resultou em transformações significativas das paisagens europeias, norte-africanas e na região do atual Oriente Médio. A Revolução Neolítica marca o início da sedentarização de populações, que passam a melhor conhecer e controlar cultivos agrícolas e a pecuária, sendo também conhecida como Revolução Agrícola. Pode-se considerar a consulta a um atlas geográfico para identificar países localizados às margens ou na bacia hidrográfica do rio Danúbio, como Alemanha, Áustria, Hungria e Sérvia. Quanto ao Oriente Próximo, verifique se compreendem que se trata de uma denominação eurocêntrica que se refere às terras a leste mais próximas da Europa ocidental. Se julgar pertinente, lembre-os da Mesopotâmia para a compreensão tanto do Oriente Próximo como da Revolução Neolítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário