Avaliação diagnóstica de inglês 7ºano com gabarito e habilidades (fácil)

 


**Arquivo com avaliação em PDF no final do gabarito comentado**

QUESTÃO 1
Habilidade avaliada:
(EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
Detalhamento da habilidade
A questão avalia se o estudante consegue reconhecer, em palavras da língua inglesa presentes em nosso cotidiano, aquelas que mantem a mesma pronúncia em português, ou seja, que não sofreram algum aportuguesamento em sua pronúncia (por exemplo, rap).

Gabarito: 
Alternativa d)
Interpretação da resposta
Ao escolher a alternativa d), o estudante demonstra se é capaz de reconhecer, no uso que fazemos da palavra wi-fi, a mesma pronúncia que ela tem em inglês. Todas as outras alternativas apresentam palavras que sofreram algum aportuguesamento em sua pronúncia. 

Reorientação do planejamento
Caso os estudantes não consigam demonstrar a habilidade, promover atividades de compreensão oral em que eles possam comparar semelhanças e diferenças entre palavras da língua inglesa / língua portuguesa dentro do contexto das palavras presentes em nosso cotidiano. 

QUESTÃO 2
Habilidade avaliada:
(EF06LI26) Avaliar elementos/produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela sociedade brasileira/comunidade.
Detalhamento da habilidade
A questão avalia se o estudante consegue mencionar exemplos de produtos culturais (música, esportes, festividades etc.) absorvidos por nós em nosso cotidiano, e relacionar essa presença com o alcance que a língua inglesa tem no mundo. 

Resposta: Resposta pessoal. 
Interpretação da resposta 
Ao escolher a alternativa d), o estudante demonstra se é capaz de identificar elementos culturais relacionados à língua inglesa e justificar essa presença. Aceite justificativas que, de alguma forma, relacionem esses elementos a como a língua inglesa se espalha pelo mundo. 
Reorientação do planejamento 
Caso os estudantes não consigam demonstrar a aprendizagem da habilidade, promover a retomada da habilidade por meio de outras atividades, por exemplo, levando para a sala de aula diferentes textos e suportes (camisetas, bonés, capas de CD, jogos de vídeo game, cardápios, dentre outros) onde a língua inglesa esteja presente e, de modo dialogado com o grupo, conscientizá-los dessa presença e alcance dela em nossa sociedade.

QUESTÃO 3
Habilidade avaliada:
(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de gêneros discursivos em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
Detalhamento da habilidade
A questão avalia se o estudante é capaz de, por meio de formulação de hipóteses, articular as pistas gráficas e a organização do texto (o layout das informações, por exemplo) e o vocabulário estudado ao longo do bimestre (pen pals, por exemplo) para compreender a função do texto.  

Gabarito: 
Alternativa a)
Interpretação da resposta 
A escolha da alternativa a) indica que o estudante consegue mobilizar os conhecimentos prévios sobre o gênero postagem on-line, na temática das apresentações pessoais, e utilizá-lo para interagir com um texto em língua inglesa.  

Reorientação do planejamento 
Caso os estudantes não demonstrem a habilidade, retomar a prática das estratégias no 2º bimestre, na interação com novos textos e outros gêneros. Trata-se de um objeto de conhecimento e habilidades que precisam de retomadas constantes ao longo do ano, uma vez que ainda estamos no início do processo de aprendizagem formal da língua inglesa.

QUESTÃO 4
Habilidade avaliada:
(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.
Detalhamento das habilidades:
A questão avalia a habilidade de identificar informações específicas relacionadas a apresentações pessoais.  

Gabarito: 
Alternativa d) 
Interpretação da resposta 
A escolha da alternativa d) indica que os estudantes conseguem localizar as informações pessoais solicitadas, reconhecendo estruturas/expressões típicas em inglês para apresentar tais informações. As alternativas a), b) e c) apresentam outras informações que não estão presentes no texto (endereço, número do celular, nome completo). 

Reorientação do planejamento 
Caso os estudantes não consigam identificar essas informações, retomar o conteúdo a partir de outros textos com o mesmo assunto e mostrar, de modo dialogado com eles, como um leitor (você, professor) utiliza estratégias para resolver essa tarefa. Outras atividades lúdicas, com jogos que estimulem a prática de vocabulário e sua memorização, podem ser usadas para retomar os conteúdos.

QUESTÃO 5
Habilidades avaliadas:
(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).
Detalhamento da habilidade
A questão avalia um recorte desta habilidade, que é reconhecer, mediante o trabalho de investigação conduzido em sala de aula (unidade 1) o alcance da língua inglesa no mundo. 

Gabarito:
Alternativa b)
Interpretação da resposta
A escolha da alternativa b) indica que os estudantes conseguiram identificar em quais outros países o inglês é uma língua nacional. As outras alternativas apresentam países nos quais essa língua não é língua nacional (Dinamarca, França, Itália).

Reorientação do planejamento 
Caso os estudantes não consigam demonstrar a habilidade, retomar o objeto de conhecimento e sua habilidade propondo aos estudantes, por exemplo, que façam uma pesquisa para saberem que línguas, na condição de língua nacional, são faladas em diferentes países.
QUESTÃO 6
Habilidade avaliada:
(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, amigos, escola e comunidade.
Detalhamento da habilidade
A questão avalia a habilidade dentro de um recorte específico – o de reconhecer perguntas sobre informações pessoais (para fazer novos amigos), tema trabalhado no 1º bimestre.

Gabarito:
Alternativa d)
Interpretação da resposta
A escolha da alternativa d) indica que o estudante consegue reconhecer perguntas sobre informações pessoais simples. As alternativas a), b) e c) não correspondem às informações pessoais na ordem em que foram solicitadas.
 
Reorientação do planejamento
Caso os estudantes não consigam demonstrar a habilidade, retomar o significado das perguntas em sala de aula a partir da interação dos estudantes com outros textos multimodais sobre o mesmo tópico, e propor que relacionem perguntas e respostas, observando palavras-chave que ajudam a identificar perguntas e suas respectivas respostas.

QUESTÃO 7
Habilidade avaliada:
(EF06LI23) Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos.
Detalhamento da habilidade
A questão avalia se o estudante consegue perceber os significados dos adjetivos possessivos e, portanto, conseguiria utilizar esse vocabulário, de modo adequado, ao falar sobre uma pessoa.

Gabarito:
Alternativa b)
Interpretação da resposta 
A escolha da alternativa b) demonstra que o estudante identifica o adjetivo possessivo his como a resposta adequada para o sujeito da frase (Vitaliy – he).

Reorientação do planejamento 
Caso os estudantes não consigam demonstrar a habilidade, retomar em sala de aula trechos dos textos trabalhados nos quais exemplos de apresentações pessoais sejam feitos para mostrar a correlação entre diferentes formas do presente do verbo to be e seus respectivos sujeitos. Pode-se, por exemplo, pedir aos estudantes que circulem as formas adequadas do presente do verbo to be em frases escritas sobre as pessoas apresentadas nos textos nas unidades. 

QUESTÃO 8
Habilidade avaliada:
(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
Detalhamento da habilidade
A questão avalia a habilidade correspondente ao uso da língua inglesa em situações de intercâmbio oral, e se o estudante conseguiria cumprimentar e se despedir de alguém em inglês. 

Gabarito/Resposta: 
a) Good morning / Morning.
b) Bye / Goodbye. 
Interpretação da resposta 
As respostas indicam que o estudante conhece expressões simples para cumprimentar e despedir-se em inglês. Aceitar pequenas incorreções ortográficas nas respostas dos estudantes, bem como outras possibilidades para o item a), como Hi, Hello, Hey.

Reorientação do planejamento 
Caso os estudantes ainda não demostrem a habilidade, retome essas expressões a partir do uso contextualizado em sala de aula, ao longo do 2º bimestre, cumprimentando e despedindo-se dos estudantes como uma rotina de interação em inglês em sala de aula. 

QUESTÃO 9
Habilidade avaliada:
(EF06LI05) Utilizar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
Detalhamento da habilidade:
A questão avalia se o estudante consegue mobilizar conhecimentos da língua inglesa construídos ao longo do bimestre para falar de si, dentro do recorte temático “apresentação pessoal”. Nesse sentido, integra várias outras habilidades relativas à construção de repertório lexical, estruturas linguísticas (formas do verbo to be), trabalhadas ao longo do bimestre. 

Resposta: Resposta pessoal. Para demonstrar que a aprendizagem aconteceu, o estudante deve mencionar todas as informações requisitadas, organizá-las de modo coerente e adequado em função da estrutura do gênero, e usar expressões linguísticas (por exemplo, Hi /Hello / I’m /My name’s..../My interest(s) is/are...) apropriadas.  
Interpretação da resposta 
A aprendizagem terá acontecido caso o estudante consiga escrever sua apresentação pessoal mencionando as informações solicitadas e usando as expressões adequadas em inglês para essa finalidade, mesmo que ainda com incorreções ortográficas. Deve ainda apresentar as informações de modo coerente. Se o estudante deixar de escrever o texto ou mencionar apenas parte das informações solicitadas, ou ainda escrever apenas palavras-chave para apresentar suas informações pessoais, a aprendizagem não terá acontecido ainda.   

Reorientação do planejamento 
Caso os estudantes não demonstrem a habilidade, propor atividades de retomada do tema (apresentações pessoais) e trabalhar as expressões e estruturas linguísticas comuns nesse gênero. Após esse trabalho, solicitar a reescrita dessa questão no caderno para nova avaliação da aprendizagem.

AVALIAÇÃO EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário