EF08GE03 - Dinâmica demográfica - Exercício com gabarito 8ºano

 


Assinale a alternativa que apresenta a análise correta das duas pirâmides etárias.

a) As duas pirâmides mostram diferenças comparando os anos de 2010 com 1950, sobretudo o continente europeu.
b) O aumento significativo da expectativa de vida na África é explicado pela melhoria do saneamento básico no continente.
c) Entre os anos de 1950 e 2010, a taxa de natalidade da Europa diminuiu e a esperança de vida ao nascer aumentou.
d) Entre os anos de 1950 e 2010, a África manteve-se como continente com alta taxa de mortalidade, mas as taxas de natalidade decaíram por causa do uso de métodos contraceptivos.
e) A base maior da pirâmide etária africana mostra a tendência de envelhecimento da população, enquanto a base menor europeia mostra a necessidade de campanhas para o aumento da taxa de natalidade.

Habilidade avaliada
(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).
Gabarito: c

Comentário para o Professor
A pirâmide africana manteve-se praticamente a mesma entre os anos de 1950 e 2010, embora a europeia tenha mudado significativamente. Não houve um aumento considerável da expectativa de vida na África, tampouco as taxas de natalidade decaíram. Finalmente, embora seja verdadeiro que as baixas taxas de natalidade europeias demandem campanhas para aumentá-las, a pirâmide africana ainda mostra uma população jovem, e não em processo de envelhecimento. Caso os estudantes tenham dificuldades, peça que trabalhem detalhadamente uma pirâmide por vez, dividindo-a em jovens e crianças/ adultos e idosos. Depois, peça que descrevam a situação desses grupos e que comparem as duas pirâmides ao final. Verifique se compreenderam como as informações de 1950 e 2010 estão sendo mostradas nos gráficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário