EF08GE10 - Reforma agrária - Exercício com gabarito 8ºano

 

Leia o texto.

“As seguidas ocupações de propriedades rurais e de edifícios públicos em busca de uma ____________ progressiva e integral, suas ações contra a difusão do modelo de agricultura transgênica e o desenvolvimento dos chamados ”assentamentos” fizeram do MST um movimento social de grande relevância política. Sua experiência exemplificou um processo de crescente mobilização e organização dos setores rurais em nível regional, que estimulou a difusão de movimentos sem-terra em outros países latino-americanos (por exemplo, na Bolívia e no Paraguai). Também se intensificaram as lutas camponesas no México, no Paraguai e na América Central, e sua capacidade de convocar os pequenos produtores, castigados pelas políticas de liberalização do setor agrícola, levadas adiante pelos acordos de livre-comércio.” 

Fonte: TADDEI, E.; SEOANE, E. J.; ALGRANATI, C. Movimentos sociais. Latinoamericana: enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe. Disponível em: <http://latinoamericana.wiki.br/verbetes/m/movimentos-sociais>. 

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna:

a) reforma da previdência.

b) reforma política.

c) reforma tributária.

d) reforma agrária.

e) reforma trabalhista.

Habilidade avaliada
(EF08GE10) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.

Gabarito: d

Comentário para o Professor
Espera-se que os termos do texto levem os estudantes a assinalar a questão correta. Tendo em vista que o debate pela reforma agrária diminuiu em detrimento de outras reformas, pode ser que os estudantes assinalem reformas mais pautadas pela mídia nos últimos tempos. Nesse sentido, estimule o uso do dicionário para que eles identifiquem os termos que caracterizam cada reforma.

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