EF08GE11 - Exercício sobre limites e fronteiras com gabarito 8ºano


Leia o texto a seguir sobre a mobilidade das fronteiras no mundo contemporâneo.

“[...] enquanto as redes econômicas no interior do Mercosul enfraquecem os controles ("desterritorializam") entre as fronteiras Brasil-Argentina, elas podem estar fortalecendo o controle ("reterritorializando") nas ”fronteiras” entre o Mercosul e outros blocos econômicos.”

Fonte: HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. Niterói: EdUFF; São Paulo: Contexto, 2002, p. 133.

Analise o texto explicitando o sentido dado pelo autor às possibilidades de mudanças de fronteiras e de territórios no mundo contemporâneo.

Habilidade avaliada
(EF08GE11) Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.

Respostas e comentários para o Professor

O autor reflete sobre como as integrações regionais, via blocos econômicos, podem modificar a forma como os limites e fronteiras são encarados desde a formação de países modernos. De acordo com o autor, pode haver maior permeabilidade entre fronteiras a fim de estreitar relações econômicas com países vizinhos. Cabe lembrar, no entanto, que o processo pode levar a outro extremo, isto é, ao fechamento de fronteiras. 

Espera-se que os estudantes compreendam que os limites territoriais e as fronteiras são construções sociais que podem ser alterados ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário