Exercício sobre a Primeira Guerra Mundial 9ºano com gabarito

 

Os cartazes acima foram produzidos durante a Primeira Guerra Mundial. O que eles têm em comum? Descreva-os e compare seus objetivos.

1. Cartaz produzido durante a Primeira Guerra Mundial. No texto em inglês, lê-se: “Você está nessa?”. BADEN--POWELL, Robert. 1917. Litogravura, 76 cm x 50 cm. Biblioteca do Congresso, Washington.

2. Cartaz produzido durante a Primeira Guerra Mundial. No texto em inglês, lê-se: “Coma mais milho, aveia, centeio, peixe, aves, frutas, verduras e batatas, alimentos assados, cozidos e grelhados. Coma menos trigo, carne vermelha, açúcar e gorduras para poupar para o exército e nossos aliados”. BRITTON, L.N. 1917. Litogravura. Biblioteca do Congresso, Washington.

3. Cartaz produzido durante a Primeira Guerra Mundial. No texto em inglês, lê-se: “Munição! E lembre-se: títulos compram balas!”. LYNEL, Vincent. 1918. Litogravura, 76 cm x 51 cm. Biblioteca do Congresso, Washington.

Habilidade avaliada
EF09HI10: Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
Respostas e comentários para o professor
Esta questão trata da Primeira Guerra Mundial e tem como base a análise de alguns cartazes produzidos no período. É esperado que os estudantes descrevam cada uma das imagens observando que, no primeiro cartaz, há diferentes tipos de profissionais trabalhando em prol da guerra, de operários a soldados, inclusive mulheres, com a bandeira do Reino Unido ao fundo; os dizeres “Você está nessa?” trazem a ideia de que todos devem contribuir para a vitória na guerra, considerando as particularidades de seu ofício. No segundo cartaz, há uma mesa farta com alimentos, seguida das instruções de quais alimentos podem ser consumidos e quais devem ser poupados para os soldados. Já no terceiro cartaz, há um soldado no calor da batalha, procurando por munição, como forma de convencer a população a comprar títulos para financiar a guerra. Todos os cartazes têm por objetivo mobilizar a participação social na guerra, mostrando que toda a população pode e deve contribuir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário