Exercício sobre a Revolução Russa - Guerra Civil 9ºano - EF09HI11

 

LEBEDEV, Vladimir. Propaganda da Guerra Civil na Rússia. 1921. Cartaz, guache sobre papel. Biblioteca Nacional da Rússia, Moscou.

Considerando o cartaz acima e seus conhecimentos sobre a Revolução Russa, é possível afirmar que:
a) O cartaz simboliza a união entre operários e camponeses em prol da implantação de um regime que prometia beneficiar todos os trabalhadores: o comunismo.
b) Na imagem, a foice e o martelo que os homens representados carregam demonstram a violência a que a população russa estava submetida sob o regime czarista.
c) As formas simples usadas na representação simbolizam o atraso cultural a que a Rússia estava submetida após a Revolução de 1917.
d) O contraste de cores representa a clara divisão que existia entre nobreza, burguesia e proletariado.
e) O cartaz visava fazer propaganda do regime capitalista recém-implantado na Rússia como modelo europeu de desenvolvimento industrial.

Habilidade avaliada
EF09HI11: Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
Gabarito: a
Comentário para o professor
O cartaz foi produzido no contexto da Revolução Russa, mais especificamente, no período da guerra civil, e visa destacar a união entre o campesinato e o operariado. Além disso, a referência à foice e ao martelo simboliza os ideais da revolução. A alternativa correta é a alternativa a; as demais apresentam erros. A alternativa b não deve ser considerada, pois o simbolismo empregado não faz referência à violência. A alternativa c não está correta ao afirmar que a escolha estética gráfica significa atraso cultural. Já a d não deve ser considerada porque não há correspondência entre a representação de cores e os grupos sociais na Rússia. Por fim, a alternativa e está incorreta ao afirmar a implantação de um regime capitalista no período em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário