Influência dos Estados Unidos no Brasil - Exercício 8ºano - EF08GE07

Escrito por Graciliano Ramos em 1931, o texto aborda aspectos da formação da cultura brasileira a partir de determinado contexto histórico e geográfico. Atente aos nomes e termos pelo autor utilizados para responder à questão. 

"Trabalham pouco, pensam pouco. Mas querem progresso, o progresso que veem, encantados, nas fitas americanas. 

E progridem sem tomar fôlego. Numa casa velha de taipa arranjam uma sala bonita e metem dentro quadros, cortinas e penduricalhos. Dançam o charleston, jogam foot-ball, ouvem o jazz, conhecem o box e o flirt. Até nos jogos de cartas esqueceram o honesto sete e meio e adotaram, sem nenhuma vergonha, as ladroeiras do poker. Daí tiraram o bluff, que invadiu o comércio e a política. Em algumas regiões já existe o turf. E em toda a parte a gasolina, o motor U. S. A. Entretanto os rios estão secos, o gado morre, a lagarta rosada deu no algodão. Tudo tão pobre…
Para que esse bando de coisas de nomes esquisitos? Não era melhor que continuassem a cultivar o terço, o reisado, o pastoril, a quadrilha, a cavalhada, o bozó pelo Natal, as sortes em noites de São João?
Isto é nosso e é barato. O resto é dos outros e caro.”

Fonte: RAMOS, Graciliano. Cangaços. Rio de Janeiro: Record, 2014, p. 23.

A partir da leitura do trecho acima destacado, é possível afirmar que a cultura brasileira:

a) vinha sofrendo forte influência da Argentina.

b) vinha sofrendo forte influência do Canadá.

c) vinha sofrendo forte influência dos Estados Unidos.

d) vinha sofrendo forte influência de Cuba.

e) vinha sofrendo forte influência da União Soviética.

Habilidade avaliada

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

Gabarito: c

Comentário para o Professor

Graciliano Ramos critica, no presente texto, elementos do american way-of-life, que gradativamente avançava, até mesmo em terras brasileiras. O sertão também via esmorecer sua fertilidade cultural e agrícola, deixava-se levar por hábitos nascidos em um país que, nessa época, consolidava sua força cultural, econômica e política mundo afora. Espera-se que os termos em inglês sejam suficientes para que os estudantes compreendam a questão, que pode ser continuada com reflexões acerca de como os modos de vida dos estudantes são influenciados por outros países, sobretudo no contexto contemporâneo, com o uso de internet e redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário