Primeira Guerra Mundial - Exercício com gabarito 9ºano (EF09HI10)

“Os profissionais da política e da diplomacia, quando desimpedidos pelas exigências de votos ou jornais, podem declarar guerra ou negociar a paz sem ressentimentos contra o outro lado, como boxeadores que se apertam as mãos antes de começarem a luta, e bebem uns com os outros depois. Mas as guerras totais estavam muito distantes [desse padrão]. Nenhuma guerra em que se mobilizam os sentimentos nacionais de massa pode ser tão limitada quanto as guerras aristocráticas.”

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 30.

O historiador Eric Hobsbawm usa o conceito de guerra total para definir os conflitos em que os envolvidos utilizam todos os recursos possíveis, sejam eles econômicos, tecnológicos, naturais, militares ou humanos, levando a batalha ao limite. Ele insere a Primeira Guerra Mundial nesse conceito. Sobre essa guerra, podemos afirmar que:

a) Possibilitou a criação de novas monarquias na Europa, bem como nas colônias da África e da América.

b) Redefiniu fronteiras na Europa, possibilitou novos projetos ideológicos e modificou estruturas políticas tradicionais.

c) Naturalmente intensificou o sentimento de unidade europeia, que, mais adiante, possibilitou a criação da União Europeia.

d) Constituiu um marco na história global, de modo a ser exemplo de diplomacia até a contemporaneidade.

e) Possibilitou a criação de frentes libertárias comunistas no Ocidente, que posteriormente resultaram na criação dos totalitarismos na Itália e na Alemanha.

Habilidade avaliada
EF09HI10:
Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

Gabarito: b 

Comentário para o professor
Esta questão trata da Primeira Guerra Mundial. A alternativa b, que está correta, aborda seu impacto na redefinição de fronteiras, como no caso de Áustria, Hungria, Tchecoslováquia e Finlândia, por exemplo. Além disso, o texto dessa alternativa considera as transformações nas estruturas políticas vigentes. As demais alternativas apresentam erros. A alternativa a não pode ser considerada ao falar sobre a criação de novas monarquias na África e na América. A alternativa c é incorreta associar a Primeira Guerra Mundial à consolidação de um sentimento de unificação do continente. Por fim, as alternativas d e e apresentam erros ao associar a Primeira Guerra Mundial à criação de uma diplomacia exemplar e de frentes comunistas que possibilitaram o surgimento do nazismo e do fascismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário