Proclamação da República - Exercício com gabarito 9ºano

 


Medalha comemorativa da proclamação da República, 1889, cunhada em estanho. Produzida no início do século XIX. Museu Imperial, Petrópolis (RJ). 

Nessa medalha comemorativa, do final do século XIX, podemos observar em uma das faces uma figura feminina com uma espada e a frase “libertas quae sera tamen” (liberdade ainda que tardia). Na outra face da medalha, podemos identificar os dizeres “Para glória da República” e “Em honra do povo brasileiro e do exército e armada nacionais”.

a) O que a imagem e frase representam na primeira face da medalha?

b) Por que na segunda face da medalha são citados o exército e a armada nacionais?

Habilidade avaliada
EF09HI01: Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

Respostas e comentários para o professor
a) Os estudantes devem identificar que a figura feminina, estampada em uma das faces da medalha comemorativa, é uma alegoria da própria República. A frase, por sua vez, liga-se à ideia de liberdade e tem origem na Inconfidência Mineira.
b) Neste item, é esperado que os estudantes identifiquem a homenagem ao exército como uma referência à forma como a república foi proclamada no Brasil, ou seja, por meio de uma imposição militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário