Relações econômicas Estados Unidos e Brics - Exercício 8ºano com gabarito - EF08GE09

 


Fonte: ZANLORENSSI, G.; ALMEIDA, R. O histórico da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos. Nexo Jornal. 

Fonte: ZANLORENSSI, G.; ALMEIDA, R. O histórico da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos. Nexo Jornal. 

A respeito das relações econômicas com os Estados Unidos e os países do denominado Brics, é correto afirmar que:

a) os países do Brics são os principais parceiros comerciais do Brasil, embora a tendência atual seja o crescimento das relações entre os países do Mercosul.
b) a queda nas importações brasileiras mostrada no gráfico é explicada pelo crescimento das relações comerciais com a África.
c) a China tornou-se o principal destino exportador do país devido ao crescimento da produção de bens de capital, no Brasil, desde 2005.
d) a queda tanto nas exportações como nas importações em relação aos Estados Unidos revela a tendência de o Brasil cortar relações com o país devido a questões protecionistas.
e) a China faz parte do Brics e o gráfico revela que as exportações brasileiras para esse país aumentaram desde os anos 2000. 

Habilidade avaliada
(EF08GE09) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Gabarito: e

Comentário para o Professor
Apenas a China, dos Brics, aparece em destaque no gráfico. A alternativa a é incorreta, pois as relações do Brasil com o Mercosul oscilaram e houve queda nas importações. A alternativa b é incorreta porque o gráfico não mostra as importações de produtos da África. Sobre a alternativa c, o Brasil exporta principalmente produtos agropecuários e recursos minerais, e não bens de capital. A alternativa d é incorreta porque, apesar de algumas medidas protecionistas, não há perspectiva de rompimento de relações comerciais com os Estados Unidos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário