Urbanização do Rio de Janeiro - Século XX - Exercício e gabarito EF09HI05

 

MALTA, Augusto. Prédios em construção na Avenida Rio Branco, na cidade do Rio de Janeiro, entre eles o Museu Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional. 1903. Fotografia. 14,2 cm x 22 cm. Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro (RJ).

“A enorme massa popular dos trabalhadores, subempregados, desempregados [...] foi sendo empurrada para o alto dos morros, para as áreas pantanosas e para os subúrbios ao longo das estradas de ferro e ao redor das estações de trem. [...] O centro, por sua vez, tornou-se o foco de toda agitação e exibicionismo da burguesia arrivista: seu pregão, sua vitrine e seu palco.”

SEVCENKO, Nicolau. A revolta da vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. 
São Paulo: Cosac Naify, 2014. 

Considerando o texto e a imagem, responda: a que projeto político eles se referem? Explique o contexto desse projeto político e seus objetivos.

Habilidade avaliada
EF09HI05: Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

Respostas para o professor
Esta questão trata do projeto de urbanização do Rio de Janeiro no início do século XX, que visava modernizar os espaços destinados à elite e transformar a paisagem de acordo com os interesses da jovem república. Entre as ações desse projeto de urbanização, estavam a demolição de antigos cortiços, a construção e o alargamento de avenidas e a construção de prédios à moda europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário