Vasos do sistema cardiovascular e do sistema linfático exercício 8ºano com gabarito

Os sistemas linfático e cardiovascular possuem vasos. Que vasos são esses e quais são as suas características e funções?

Artérias: as artérias levam o sangue do coração para os tecidos do corpo. Suas paredes são grossas e elásticas.

Veias: as veias transportam o sangue dos tecidos do corpo para o coração. As veias apresentam menor diâmetro que as artérias e são dotadas de paredes mais delgadas em razão da presença de uma camada muscular mais fina.

Capilares: os capilares sanguíneos são vasos com diâmetro muito menor que o das veias e o das artérias, dotados de uma parede constituída apenas por uma camada de células. Levam nutrientes para as células, que lhes transferem seus resíduos.

Vasos linfáticos: transportam a linfa, que é composta de plasma e leucócitos. Não são contráteis e dependem da contração muscular e das artérias próximas para impulsionar a linfa. Contribuem para drenar o líquido que ocupa os espaços entre as células do corpo.

Para responder à questão, os alunos precisam conhecer os vasos sanguíneos e os vasos linfáticos e serem capazes de diferenciá-los. Caso confundam as características dos vasos ou tenham dificuldade para compreender suas funções, você pode sugerir a criação de uma tabela comparativa sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário