Atividade de Geografia 9ºano - Recursos naturais - EF09GE04


Leia o texto a seguir.

Ao longo da história da humanidade, a disponibilidade de recursos naturais, e relevos que facilitassem a acessibilidade e a sobrevivência e defesa foram fatores importantíssimos para a concentração de pessoas. O fácil acesso a suplemento de água potável e a recursos minerais como ferro, carvão e petróleo e a existência de solos férteis e de potencial de cultivo privilegiaram certas áreas para a ocupação em detrimento de outras. Os férteis vales de grandes rios como [...] o Amarelo, na China, são exemplos de regiões que apresentam enorme concentração populacional em função da elevada produtividade de suas planícies fluviais.

BECKER, Bertha K. Manual do candidato: geografia. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2009. p. 35. Disponível em: <http://bit.ly/2SAn3lz>. 

Com base no exemplo chinês, demonstre a influência exercida pelas características regionais e pela paisagem no modo como os diferentes povos se organizam.

GABARITO E COMENTÁRIOS

Objeto de conhecimento:
As manifestações culturais na formação populacional

Habilidade
(EF09GE04)
Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.

Grade de correção

100%
De acordo com o texto-base, a geografia da China, a partir da produtividade facilitada pelas bacias fluviais, conseguiu abrigar uma grande população, dessa forma, a paisagem e a geografia foram responsáveis por favorecer a fixação de indivíduos nos territórios.

50%
A resposta deverá ser considerada parcialmente correta caso explique apenas o exemplo chinês e desconsidere como a mesma lógica pode ser aplicada a qualquer região do mundo. Também deverá ser considerada parcialmente correta caso ignore o exemplo da China.

0%
O aluno incorre em erro ao não apontar a influência das características naturais da China e do resto do mundo no modo como as sociedades se organizaram política e culturalmente.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
O objetivo da questão é incentivar os alunos a refletir sobre a interferência de aspectos naturais na constituição de sociedades. Caso a turma apresente rendimento insuficiente nessa questão, trabalhe com os alunos simultaneamente os mapas do continente europeu e da China, presentes no Atlas geográfico escolar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE disponível em: <https://loja.ibge.gov.br/atlas-geografico-escolar-7-edico.html>. Analise com os alunos o litoral de cada uma dessas regiões e os seus principais aspectos físicos. Aponte, por exemplo, para os alunos as diferenças entre os maiores rios do continente europeu, os quais ligam apenas uma porção do continente, e os maiores rios da China, os quais ligam e unificam diferentes regiões do extenso território. Paralelamente, faça também alguns apontamentos referentes ao modo como essas regiões se organizaram politicamente e suas características culturais. Depois dessa exposição, peça aos alunos que desenhem no caderno uma tabela composta de duas colunas, uma referente ao continente europeu e outra referente à China, e solicite que em cada uma dessas colunas eles anotem os principais aspectos físicos, naturais e políticos dessas regiões e elaborem uma breve conclusão por escrito sobre como a paisagem dessas duas regiões interferiu no modo como esses povos se organizaram cultural e politicamente. 

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