Atividade sobre fake news 9ºano - Produção de texto - EF09LP01

PDF - Versão do aluno para baixar e salvar

O texto seguinte, de 2018, fala sobre a disseminação de fake news. Leia-o, com atenção, para resolver a questão.

Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.
No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.

Fake news.
Disponível em:
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm>.

Analise a disseminação de notícias falsas e elabore um pequeno texto, abordando dois pontos:

a) Por que você acredita que a quantidade de fake news tem crescido a cada dia?

b) Que estratégias podem ser utilizadas para evitar ser enganado por notícias falsas?

Prática de linguagem:
Leitura

Objeto(s) de conhecimento:
Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital

Habilidade:
(EF09LP01)
Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhecê-las, a partir da verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação, da comparação de diferentes fontes, da consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos etc.

Grade de correção

100%
O aluno analisa coerentemente o fenômeno da disseminação de notícias falsas e, com base em seu conhecimento de mundo, elabora um texto no qual aborda os possíveis motivos para o seu crescimento a cada dia, como o uso, cada vez maior, de mídias sociais e o engajamento político/social. Além disso, o aluno propõe maneiras coerentes de combater/diminuir as fake news, como procurar a verdade em fontes confiáveis antes de disseminar alguma informação.

50%
O aluno analisa coerentemente o fenômeno da disseminação de notícias falsas, mas não aborda os pontos solicitados no enunciado da questão b.

0%
O aluno não analisa com coerência o fenômeno da disseminação de notícias falsas ou produz um texto sobre outro tema que não o diretamente solicitado, como a consequência das fake news no resultado de uma eleição, por exemplo.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Oriente os alunos sobre a importância de ser crítico e avaliar tudo o que lê. O tema das fake news é um bom pretexto para que os alunos trabalhem esse senso crítico.
Uma boa estratégia é dividir a turma em grupos de quatro alunos e pedir a cada grupo que leve para a sala duas notícias: uma falsa e uma verdadeira. Trabalhe a dinâmica da atividade com dois grupos, para alternarem os assuntos e definirem, sem poder consultar, qual seria a notícia verdadeira e qual seria a falsa. Depois, cada um confirmaria se a impressão foi correta.
Independentemente de terem acertado ou não, sentirão a necessidade de confirmar as informações e de conhecer algum detalhe de cada caso. Na atividade, eles não poderão fazer isso, mas perceberão que podem e devem fazê-lo no dia a dia antes de disseminar alguma informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário