Divulgação científica 7ºano - Atividade - Produção de podcast - Habilidades EF69LP29, EF69LP37

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Para responder às questões, leia este fragmento de um texto de divulgação científica.

Sem dúvida, o afloramento mais famoso no Brasil é o Pão de Açúcar [...] um complexo de rochas inseridas em matriz florestal e urbana, e uma das atrações turísticas mais procuradas no país [...].
No meio científico, esses afloramentos rochosos que surgem abruptamente na paisagem, de composição principalmente granítica e gnáissica, são denominados inselbergs, termo de origem alemã (insel = ilha e berg = montanha). Quando apresentam formato arredondado e estão inseridos em uma matriz florestal, são chamados “pães de açúcar”. Essas formações datam de mais de 550 milhões de anos e estão distribuídas em escudos cristalinos por todos os continentes, sendo, nos trópicos, centros de diversidade biológica.

(PAULA, Luiza F. A. de; POREMBSKI, Stefan. Pães de Açúcar: refúgio de alta biodiversidade. Disponível em:
<http://cienciahoje.org.br/artigo/paes-de-acucar-refugios-de-alta-biodiversidade/>. 

Glossário

Abrupto: que aparece subitamente, repentinamente.

Granítico: que se origina do granito.

Gnáissica: relativo a gnaisse, um tipo de rocha.

1. Considerando a linguagem utilizada e as informações presentes no fragmento, responda:

a) Por que esse fragmento pode ser considerado um trecho de um artigo de divulgação científica? Cite duas características presentes nele que comprovem sua resposta.

b) Qual é o objetivo desse trecho?

GABARITO COMENTADO

Prática de Linguagem:
Leitura

Objeto(s) de conhecimento:
Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero

Habilidade
(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica — texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. — e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

Grade de correção

100%
O aluno responde adequadamente às perguntas referentes ao fragmento apresentado no texto suporte, demonstrando coerente reflexão sobre a linguagem característica de artigos de divulgação científica, assim como da intenção comunicativa desse gênero.
Resposta possível no item a: Esse trecho pode ser considerado fragmento de um artigo de divulgação científica porque traz conhecimentos e termos técnicos como “inselbergs para o cotidiano do cidadão comum”.
Resposta possível no item b: O objetivo do fragmento é partilhar o conhecimento científico sobre o conceito e a formação dos pães de açúcar.

50%
O aluno responde adequadamente apenas uma das duas perguntas solicitadas no comando.

0%
O aluno não apresenta reflexão adequada sobre a linguagem típica e a intenção comunicativa do gênero apresentado no texto suporte.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Se o aluno não percebe, por exemplo, a linguagem característica e a intenção comunicativa de artigos de divulgação cientifica, indica-se que se trabalhe tais elementos a partir de uma análise comparativa entre textos desse mesmo gênero ou entre gêneros diferentes. Pode-se comparar, por exemplo, um artigo científico com uma fábula. Outra alternativa complementar a essa é propor ao aluno a leitura desse gênero em diferentes veículos de divulgação científica, procurando alguns que não sejam de difícil compreensão. 

2. Imagine que você esteja elaborando um podcast para ser divulgado em um programa de rádio. Com base nas informações contidas no fragmento, elabore um roteiro de podcast. Para isso, realize o trabalho em algumas etapas:

a) Selecione as principais informações do texto de divulgação científica para inseri-las no roteiro. Se julgar necessário, acrescente informações sobre o tema discutido no fragmento.

Considere que seu podcast será de até dois minutos.

b) Defina a ordem em que os conteúdos vão aparecer. Que informações devem aparecer no começo, no desenvolvimento e no final?

c) Desenvolva cada parte do roteiro brevemente, produzindo o texto que vai compor o podcast.

GABARITO COMENTADO

Prática de Linguagem:
Produção de textos

Objeto(s) de conhecimento:
Estratégias de produção

Habilidade:
(EF69LP37) Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.

Grade de correção

100%
O aluno produz um roteiro de podcast conforme orientações apresentadas no comando.
Resposta possível:
“ Cumprimento e apresentação do tema:
Olá, pessoal, hoje vamos falar sobre um dos cartões-postais mais belos do Brasil: o Pão de Açúcar.

Desenvolvimento:
Localizado no Rio de Janeiro, o complexo de rochas é uma das atrações turísticas mais procuradas no país. Você sabia que essas formações rochosas datam de mais de 550 milhões de anos e foram formadas a partir da decomposição de rochas, como o granito? Na Ciência, essas rochas são denominadas inselbergs, termo de origem alemã em que insel significa “ilha” e berg, “montanha”.

Conclusão:
Gostaram de conhecer mais sobre os “pães de açúcar”? Nos próximos episódios vamos falar sobre outras atrações turísticas naturais brasileiras. Não deixem de acompanhar. Até lá.”


50%
O aluno apresenta o roteiro do podcast, porém o texto está confuso, algumas informações estão distorcidas e apresenta alguns problemas gramaticais, tais como, erros de concordância.

0%
O aluno apenas reproduz o texto suporte.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Para que o aluno produza um roteiro de podcast, é importante levá-lo a analisar a estrutura desse gênero. Recomenda-se que, se possível, dê a ele trechos transcritos de um podcast para que perceba a linguagem e a ordem em que as informações estão distribuídas. Outra opção para que compreenda a finalidade de um roteiro é propor o estudo, por exemplo, da estrutura de roteiros de podcasts ou a estrutura de roteiros de anúncios publicitários.

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