Exercício sobre Apartheid 9ºano com gabarito - Racismo na África do Sul - EF09HI31

Leia o trecho abaixo:

A África do Sul apresenta uma das evoluções mais singulares da História Contemporânea. Nessa sociedade, uma espécie de “colonialismo interno” criou um sistema de opressão institucionalizada contra a maioria negra e, em menor medida, mestiça e asiática.

PEREIRA, A. D. Apartheid: apogeu e crise do regime racista na África do Sul (1948-1994). In: MACEDO, J. R. (Org.). Desvendando a história da África [on-line]. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2008.

Disponível em: <http://books.scielo.org/id/yf4cf/pdf/macedo9788538603832-11.pdf>. 

Identifique o nome pelo qual ficou conhecido o sistema de opressão citado no trecho:

a) Democracia racial

b) Apartheid

c) Escravidão

d) Descolonização

GABARITO COMENTADO

Objeto(s) de conhecimento:
Os processos de descolonização na África e na Ásia

Habilidade:
(EF09HI31)
Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia.

Observações:
Trabalhar o apartheid na África do Sul.

Justificativas

a)
O termo “democracia racial” refere-se à existência de diferentes povos em igualdade de direitos e condições de vida em uma mesma sociedade. Logo, tal alternativa expressa o oposto do que ocorreu na África do Sul.

b)
O aluno identifica corretamente o nome pelo qual ficou conhecido o sistema de opressão contra a maioria negra sul-africana. (CORRETA)


c) 
O trecho acima trata de um sistema de opressão contemporâneo, diferente do que foi a escravidão.

d)
Descolonização foi o nome que ficou conhecido o processo de independência dos países africanos em relação ao domínio estrangeiro, e não se refere ao sistema de opressão racial que existiu na África do Sul.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
A questão aborda a questão racial na África do Sul e como o apartheid afetou a população da África do Sul. Dessa forma, caso a turma apresente rendimento insuficiente na questão, releia o trecho com os alunos, auxiliando-os na interpretação. Relembre aos alunos o que foi o apartheid e de que modo essa política representou a institucionalização de práticas racistas por meio do estabelecimento de leis de segregação racial. Relembre como esse processo chegou ao fim, dando destaque para a figura de Nelson Mandela, que exerceu forte liderança mesmo estando preso. Por fim, peça aos alunos que, em grupos de três ou quatro membros, pesquisem a biografia de Mandela e sua importância para os acontecimentos na África do Sul. As conclusões da pesquisa devem ser apresentadas e discutidas em sala de aula. Dessa forma, os alunos poderão compreender melhor a questão racial sul-africana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário