Exercício sobre regência verbal - Gabarito comentado (EF09LP07)

Veja a manchete de uma revista de grande circulação.

CONSEGUIMOS LEMBRAR DO ROSTO DE 5 MIL PESSOAS EM MÉDIA, DIZ ESTUDO

Disponível em:
<https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Pesquisa/noticia/2018/10/conceguimos-lembrar-do-rosto-de-cinco-milpessoas-em-media-diz-estudo.html>.

O verbo lembrar tem mais de um tipo de regência, segundo a gramática normativa, e possui um uso diverso na linguagem informal. A alternativa que traz o uso coloquial seguido do uso segundo a norma -padrão é:

a) Conseguimos lembrar o rosto de 5 mil pessoas em média./ Conseguimos nos lembrar do rosto de 5 mil pessoas em média.

b) Conseguimos lembrar do rosto de 5 mil pessoas em média./ Conseguimos nos lembrar do rosto de 5 mil pessoas em média.

c) Conseguimos nos lembrar do rosto de 5 mil pessoas em média./ Conseguimos lembrar o rosto de 5 mil pessoas em média.

d) Conseguimos nos lembrar do rosto de 5 mil pessoas em média./ Conseguimos lembrar do rosto de 5 mil pessoas em média.

GABARITO COMENTADO


Prática de Linguagem:
Análise linguística/semiótica

Objeto(s) de conhecimento:
Morfossintaxe

Habilidade:
(EF09LP07) Comparar o uso de regência verbal e regência nominal na norma-padrão com seu uso no português brasileiro coloquial oral.

Grade de correção

a
O aluno compara os usos e as regências do verbo lembrar, mas não reconhece que as duas opções estão de acordo com a norma-padrão, visto que o verbo lembrar tem duas regências.

b
O aluno compara os usos e as regências do verbo lembrar e reconhece que a primeira está de acordo com a norma coloquial e que a segunda está de acordo com a normapadrão. (CORRETA)


c
O aluno compara os usos e as regências do verbo lembrar, mas não reconhece que as duas opções estão de acordo com a norma-padrão, visto que o verbo lembrar tem duas regências.

d
O aluno compara os usos e as regências do verbo lembrar, mas se confunde ao marcar esta opção, pois a primeira está de acordo com a norma-padrão e a segunda, com a coloquialidade. O comando da questão solicita o contrário.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Revise com os alunos os casos de verbos como “esquecer” e “lembrar”, que têm regência dupla, segundo a gramática normativa. Pelo fato de procurarem o correto e o incorreto, é natural que se confundam nesta questão, por haver mais de uma possibilidade de regência adequada. Reafirme a necessidade de conhecer o que é considerado na norma culta, para uma escrita formal, valorizando, entretanto, o uso coloquial, mais comum e natural na fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário